O PERFIL DAS PUBLICAÇÕES DO CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419006092017047Resumo
Observa-se um aumento considerável na produção científica brasileira na área contábil, em que a busca por conhecimento científico parte da pesquisa para a posterior divulgação. Neste contexto, tem-se como objetivo investigar o perfil das publicações nas seis edições do Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, que foram realizados no período compreendido entre 2007 e 2015. A metodologia utilizada foi predominantemente quantitativa, descritiva e bibliométrica. A população da pesquisa contempla todos os 314 artigos publicados nos anais do congresso. Dentre os principais achados destaca-se a predominância de artigos com dois e três autores, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como instituição mais prolífica com 104 artigos apresentados, seguida pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com 46 artigos. Ainda em relação aos resultados, a titulação máxima dos autores foi a graduação e doutorado e, as autoras mais produtivas são Edvalda Araújo Leal (UFU) e Sandra Rolim Ensslin (UFSC) ambas publicaram 11 artigos. A abordagem mais utilizada foi a qualitativa (119) com relação ao problema e, descritiva (169) relacionada ao objetivo e a Contabilidade Pública Governamental foi o sub tema mais escolhido (26 artigos). Conclui-se com esta pesquisa que há temas em Contabilidade para serem explorados pelos futuros pesquisadores, avançando na produção científica e na disseminação do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os autores de trabalhos aceitos, automaticamente autorizam a Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí — REAVI, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí — CEAVI, da Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, a publicar o artigo submetido na plataforma e avaliado, cedendo à revista, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dela decorrentes. Com isso, declara-se ainda que a obra cedida é de sua autoria e que assume, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores atestam ainda que o artigo supracitado não foi publicado em nenhum outro periódico brasileiro.
Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros e de interesse e apoios financeiros que possam influenciar seu trabalho.