Business Process Outsourcing (BPO): uma análise das suas características em empresas de médio porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419006092017015

Palavras-chave:

Business Process Outsourcing, BPO, custos, características do BPO, contabilidade

Resumo

As organizações prestadoras de serviços contábeis têm sido importantes aliadas das pequenas e médias empresas, no entanto precisam apresentar soluções atualizadas aos seus clientes para não se tornarem obsoletas. O uso do Business Process Outsourcing (BPO) contábil e fiscal é demandado pelas empresas como solução estratégica, podendo liberar mais tempo e esforços no seu core business. Diante disso, o presente estudo analisou as características do BPO em empresas de médio porte de Caxias do Sul, sendo para este fim realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar as características do BPO, seguido de pesquisa documental para identificar as horas de trabalho e valores pagos ao escritório pelos honorários contábeis. Por fim, foram entrevistados empresários para identificar a percepção dos mesmos quanto às características do BPO. Concluiu-se que a utilização do BPO contábil e fiscal reduziu custos em quatro das cinco empresas estudadas. Ainda assim, a dimensão de custos não é o fator principal de decisão neste nicho de empresas quando optam pela terceirização. As empresas apontaram que o conhecimento dos profissionais, a gestão da atividade e os ganhos em eficiência operacional são de suma importância para os resultados e a satisfação.

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Biografia do Autor

Lelis Marlon Ribeiro Martins, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Especialista em Gestão Universitária pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Especialista em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Graduado em Engenharia Eletrônica Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Especialista em MBA em Gestão do Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela S B I, UCAM, Brasil.

Graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Editor científico da Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

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Publicado

2017-11-22

Como Citar

Martins, L. M. R., Gonçalves, R. B., & Eckert, A. (2017). Business Process Outsourcing (BPO): uma análise das suas características em empresas de médio porte. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 6(11), 15–30. https://doi.org/10.5965/2316419006092017015

Edição

Seção

Artigos