Avaliação da qualidade em uso de um software educacional: um estudo aplicado ao SENAI/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747105092016088Palavras-chave:
software educacional, metodologia, NBR ISO/IEC, qualidade, software, SENAI/SC, Scratch, TUPResumo
O presente trabalho propõe um processo para avaliar a qualidade em uso de um software educacional, tomando-se por base a Metodologia Senai de Educação Profissional, a ferramenta Scratch, que é o objeto em estudo, as normas NBR ISO/IEC para avaliação de qualidade de software e a metodologia de avaliação TUP (Tecnologia , Usabilidade e Pedagogia) no contexto do SENAI/SC. Este trabalho considerou a seguinte premissa/hipótese: é possível determinar a influência do software educacional no processo de ensino aprendizagem respeitando os critérios de qualidade de software em uso em uma aula de conceitos de programação ou introdução a programação de computadores? Para avaliar esta influência foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa. Os questionários foram disponibilizados para um grupo de alunos do curso de aprendizagem industrial em informática do SENAI de Rio do Sul/SC durante as aulas de conceitos de programação. A pesquisa foi aplicada entre os períodos de março/2015 e abril/2015. Resultados preliminares mostram que o software Scratch é uma ferramenta atrativa e que motiva o aluno para realizar tarefas durante o processo de ensino e aprendizagem. Outro ponto que merece destaque é que o Scratch é uma ótima ferramenta de apoio aos docentes, mostrando deste modo que uma ferramenta educacional bem aplicada cria uma maior integração entre a teoria e a prática, premissa que é indicada e determinada na metodologia de educação profissional do SENAI/SC.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2003) “NBR ISO/IEC 9126-1: Engenharia de software – qualidade de produto”. Parte 1: modelo de qualidade.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2003) “NBR ISO/IEC 14598-1: Tecnologia de informação – avaliação de produto de software”. Parte 1: visão geral.
BARBOSA, Aline Ferreira; BARREIROS, Emanoel Francisco Spósito; OLIVEIRA, Millena Lauyse Silva de; SOUZA, Anderson Alves de. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, XXXIV, 2014, Brasília: p. 01-1676.
GUERRA, Ana Cervigni; COLOMBO, Regina Maria Thienne. Tecnologia da Informação: qualidade de produto de software. Brasilia: PBQP, 2009. 429p.
NUNES, Vinícius Rodrigues; SANTOS, Giovane Daniel dos; WANGENHEIM, Christiane Gresse Von.Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, São Paulo, v. 22, n. 03, p. 01-126. 2014.
PINTO,Andres D.; CYBIS, W. de A. Um Estudo Teórico sobre as Técnicas de Avaliação de Software Educacional. VI Congreso Argentino de Ciencias de la Computación, 11 p., 2000.
REZENDE,Cristina de Souza.Avaliação de qualidade de software educacional para o ensino de ciências. Itajubá: Universidade Federal de Itajubá, 2013. 134p.
SENAI. Departamento Nacional. Metodologia SENAI de educação profissional. / SENAI. Departamento Nacional. – Brasília: SENAI/DN, 2013. 220 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ademar Perfoll Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.