As experiências dos consumidores da terceira idade nas compras em supermercados
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419009142020115Palavras-chave:
Segmentação de Mercado, Comportamento do Consumidor, Terceira IdadeResumo
O objetivo deste estudo é analisar se a infraestrutura, os serviços e os produtos oferecidos pelos supermercados satisfazem as expectativas dos consumidores da terceira idade. Foi feito um estudo quantitativo-descritivo junto a uma amostra de 100 pessoas com idade superior a 60 anos, de ambos os sexos, sendo que a técnica de amostragem utilizada foi não probabilística por conveniência, em três supermercados de Campo Grande - MS. Os dados foram anaçisados por meio de análise fatorial exploratória e análise de agrupamentos. Os resultados demonstram que os três supermercados atendem parcialmente as expectativas dos consumidores. Foram identificados três segmentos de mercado. O segmento 1 é composto por 26% da amostra. Neste grupo, o percentual de mulheres ficou em torno de 73%, a maior parcela recebe um salário mínimo. Este grupo demonstrou estar mais satisfeito que os demais. O segmento 2 é composto por 44% dos entrevistados. O segmento 3 é formado por 30% dos respondentes. Neste segmento 76% dos entrevistados são mulheres. Este grupo é o mais insatisfeito. Apesar desses resultados, faz-se necessário, por parte do varejo, um aprofundamento dos estudos do comportamento do consumidor, para assim atender satisfatoriamente todas as expectativas dos consumidores da terceira idade.
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