Métodos de pesquisa: uma avaliação em artigos de marketing sobre a marca
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419008112019030Palavras-chave:
Marca, Valor da Marca, Metodologia de PesquisaResumo
Objeto de inúmeras pesquisas na área de Marketing, o construto marca, enquanto símbolo, torna-se capaz de se impregnar de significados para serem veiculados ao consumidor e de expressar a visibilidade de um discurso interno. Esta popularidade levanta a curiosidade em relação aos métodos utilizados nas pesquisas a respeito: conhecê-los auxilia no seu aprofundamento futuro ou na sua complementação por meio de caminhos que tenham sido pouco explorados ou permanecido inexplorados. O presente artigo descritivo-quantitativo identifica as principais características metodológicas dos estudos científicos brasileiros de Marketing disponíveis na base SPELL publicados sobre o tema “marca” durante 11 anos. Conclui-se que houve descaso na apresentação de várias destas informações. Isto sugere a necessidade de reforço no ensino de métodos de pesquisa nos ambientes acadêmicos, de forma a conscientizar, tanto autores quanto avaliadores, quanto à importância da credibilidade, da transferibilidade, da confiança e da confirmabilidade de qualquer pesquisa científica.
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