A adoção de metodologias ativas e os impactos na docência: um estudo de caso na Faculdade Vale do Salgado – FVS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419008122019001

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Docentes, Ciências Contábeis

Resumo

Muitas instituições ainda utilizam as metodologias convencionais de ensino, como as aulas expositivas. Mas apenas essas aulas não ajudam a desenvolver o perfil profissional dos estudantes, para ajudar nessa questão existem as metodologias ativas de ensino, através delas os alunos podem aprimorar características como, a liderança e o trabalho em equipe. O mercado de trabalho está cobrando do contador mais do que apenas calcular o valor a ser pago em impostos, os gestores das empresas querem profissionais que saibam explicar a situação patrimonial da empresa, elaborar relatórios gerenciais e que sejam proativos, sendo assim, esse artigo tem o objetivo de verificar a adoção de metodologias ativas e os impactos na docência: um estudo de caso na Faculdade Vale do salgado – FVS. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa com os docentes do Curso de Ciências Contábeis, onde eles responderam um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas relacionadas ao uso e conhecimento dos mesmos sobre as metodologias ativas. Os resultados obtidos demonstraram que apesar de haver um entendimento dos professores sobre a importância de utilizar as metodologias em suas aulas, a maioria dos pesquisados não as utilizam de maneira constante, grande parte respondeu que procura usar mensalmente. Apesar da abordagem da pesquisa ser limitada apenas aos docentes ela não deixou de ser relevante, pois mostrou o real entendimento dos professores em relação à adoção das Metodologias Ativas em sala de aula, e descobriram-se os benefícios que são notados nos alunos durante as aulas em que elas são utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Hélio Chaves da Silva, Faculdade Vale do Salgado

Graduado em Contabilidade pela Faculdade Vale do Salgado, FGV, Brasil

Pós-graduado Lato Sensu- Especialização em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Vale do Salgado, UNIVS, Brasil.

Antonio José Lima Pereira, Faculdade Vale do Salgado

Mestre profissional em Ensino de História pela Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e no Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Especialista em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Professor do Centro Universitário Vale do Salgado - UNIVS, Brasil

Referências

BERBEL, Neusi A. N. As Metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia dos Estudantes. 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999>. Acesso em: 14 ago. 2018.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. - 1. ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BORGES, Tiago S.; ALENCAR, Gidélia. Metodologias Ativas na Promoção da Formação Crítica do Estudante: O uso das Metodologias Ativas como Recurso Didático na Formação Crítica do Estudante do Ensino Superior. 2014. Disponível em: <https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014_2/08%20METODOLOGIAS-%20ATIVAS%20NA%20PROMOCAO%20DA%20FORMACAO%20CRITICA%20DO%20ESTUDANTE.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2019.

CITTADIN, Andréia; Et al. O Uso de Metodologias Ativas no Ensino da Contabilidade de Custos. 2015. Disponível em: <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/4042/4043>. Acesso em: 14 ago. 2018.

COELHO, Patrícia M. F; MOTTA, Everson L.; CASTRO, Francieli P. C. Reflexões Interdisciplinares Sobre Aplicativo Kahoot! No Ambiente Educacional. 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/actas/article/view/37831/19184>. Acesso em: 07 nov. 2018.

COSTA, Felipe. Práticas de Ensino Inovadoras e a Aprendizagem em Ciências Contábeis. 2014. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/783/1/2014FelipedaCosta.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2019.

CRUZ, Maria A. A. A Formação Acadêmica do Contador dos Cursos de Ciências Contábeis do Distrito Federal e o Desempenho no Exame de Qualificação. 2013. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/3987/1/21005049.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

FONSECA, Reinaldo A. Et al. A Importância do Contador nas Organizações. 2014. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/32720337.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2019.

GASPARIN, João L.; GONÇALVES, Rosilene N. Ensino Superior de Contabilidade no Brasil e a Prática Docente. 2012. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7147_5607.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

GUERRA, Cicero J. O. Os Impactos da Adoção de Metodologias Ativas no Desempenho dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis de Instituição de Ensino Superior Mineira. 2016. Disponível em: <http://www.fucape.br/_public/producao_cientifica/8/Disserta%C3%A7%C3%A3o-%20C%C3%ADcero%20Jos%C3%A9%20Oliveira.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018.

KOUNROUZAN, Márcia C. A Qualidade do Ensino nos Cursos de Ciências Contábeis e a Formação do Contador para Atender o Mercado de Trabalho. 2011. Disponível em: <https://www.fag.edu.br/upload/arquivo/1322743420.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

KOUNROUZAN, Márcia C.; Et al. A Importância do Retorno do Exame de Suficiência. 2010. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/encicon/Ensino_e_pesquisa_em_contabilidade/trab008.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2018.

MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. O Estudo de Caso como Estratégia de Investigação em Educação. 2010. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/153405689.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2018.

MONTES, Marcella R.; Et al. Identificação das Práticas Metodológicas de Ensino Aplicadas no Curso de Graduação de Ciências Contábeis a Partir do Perfil Docente. 2011. Disponível em: <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/550/550>. Acesso em: 14 ago. 2018.

MORAN, José. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran>. Acesso em: 08 jan. 2019.

PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed., Novo Hamburgo: Freevale, 2013.

REIS, Luciano G. dos; TARIFA, Marcelo R.; NOGUEIRA, Daniel R. O Processo de Ensino da Contabilidade Custos e Gerencial: Uma Análise Comparativa entre o Ensino Presencial e o Ensino A Distância. 2009. Disponível em: <http://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/1116/1116>. Acesso em: 05 nov. 2018.

ROMANO, Ana C. M. Aprendizagem pelos Pares: Um contributo para a sua aplicação no Ensino Secundário. 2013. Disponível em: <https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1873/1/Aprendizagem%20pelos%20-Pares%20%20Um%20contributo%20para%20a%20sua%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20no%20-Ensino%20Secund%C3%A1rio.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (Abp): Um Método de Aprendizagem Inovador para o Ensino Educativo. 2015. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880/1143>. Acesso em: 24 ago. 2018.

TOLEDO, Jenifer V.; MOREIRA, Ucineide R. R.; NUNES, Andrea K. O Uso de Metodologias Ativas com TIC: Uma Estratégia Colaborativa para o Processo de Ensino e Aprendizagem. 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/viewFile/8529/2838>. Acesso em: 08 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2019-04-03

Como Citar

Silva, J. H. C. da, & Pereira, A. J. L. (2019). A adoção de metodologias ativas e os impactos na docência: um estudo de caso na Faculdade Vale do Salgado – FVS. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 8(14), 01–13. https://doi.org/10.5965/2316419008122019001

Edição

Seção

Artigos