EVIDENCIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE HEDGE NAS COMPANHIAS NÃO FINANCEIRAS DE CAPITAL ABERTO BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419007102018001Resumo
Instrumentos de hedge são derivativos utilizados para proteção contra as variações de valor de um ativo ou passivo objeto de hedge. Esta pesquisa possui como objetivo identificar o nível de evidenciação dos instrumentos de hedge nas companhias não financeiras de capital aberto brasileiras. Para a identificação do nível de evidenciação, foi analisada uma amostra composta por vinte companhias não financeiras, com maior total do ativo, listadas na Bolsa de Valores, Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Na amostra, foram verificadas as Demonstrações Financeiras e Notas Explicativas, Relatório da Administração e Formulário de Referência, sendo todos os documentos referentes ao exercício social findo em 2015. O nível de evidenciação foi mensurado com base no total de requisitos preenchidos de uma lista de verificação elaborada a partir do CPC 40 (R1). Os resultados demonstram que houve maior qualidade de divulgação de informações nas Demonstrações Financeiras e Notas Explicativas relativas aos instrumentos de hedge, e que no Relatório da Administração e Formulário de Referência são divulgados menos itens, e estes de informações de caráter predominantemente qualitativas. Além disso, a partir da análise, foi possível verificar uma tendência das companhias maiores possuírem um maior nível de evidenciação dos instrumentos de hedge.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os autores de trabalhos aceitos, automaticamente autorizam a Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí — REAVI, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí — CEAVI, da Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, a publicar o artigo submetido na plataforma e avaliado, cedendo à revista, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dela decorrentes. Com isso, declara-se ainda que a obra cedida é de sua autoria e que assume, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores atestam ainda que o artigo supracitado não foi publicado em nenhum outro periódico brasileiro.
Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros e de interesse e apoios financeiros que possam influenciar seu trabalho.