MEMÓRIAS DO ENSINO RURAL: a trajetória singular da professora Élia Maria Thiesen ajuda a compreender a escolarização em Novo Hamburgo (1958/1983)MEMORIES OF EDUCATION THE RURAL

Authors

  • JOSÉ EDIMAR SOUZA UNISINOS

Abstract

Este estudo tem por objetivo desdobrar fatos rememorados em torno da trajetória de uma professora cuja docência acorreu na zona rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1958-1984. Pretende analisar e compreender como a trajetória se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas, considerando o contexto em que se produziram as marcas das memórias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Halbwachs (2006); Pesavento (2004), Chartier (2002) entre outros, auxiliando na construção de relações e significados acerca das memórias. Esta trajetória singulariza fragmentos da história da educação rural neste município.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • JOSÉ EDIMAR SOUZA, UNISINOS
    Graduado em História pela UNISINOS; Especialista em Gestão da Educação pela UFRGS; Psicopedagogo Clínico e Institucional pela Universidade FEEVALE; Mestrando do PPG em Educação na UNISINOS. Pesquisando na linha de pesquisa Educação, História e Políticas sob orientação das professoras Luciane S. Graziottin e Beatriz T. D. Fischer

Published

2012-07-10

How to Cite

MEMÓRIAS DO ENSINO RURAL: a trajetória singular da professora Élia Maria Thiesen ajuda a compreender a escolarização em Novo Hamburgo (1958/1983)MEMORIES OF EDUCATION THE RURAL. PerCursos, v. 13, n. 1, p. 184–198, 10 Jul.2012.