Uso da palha de buriti: manejo, preservação e tradição do povo Macuxi da comunidade indígena Campo Alegre - Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619392018177

Resumo

Esta pesquisa foi realizada na comunidade indígena Campo Alegre – Terra Indígena São Marcos, localizada no município de Boa Vista - Roraima. Sua principal finalidade é a explicitação do uso da palha do buriti (Mauritia Flexuosa) na cobertura das casas do povo Macuxi, sendo este o recurso mais utilizado pela população. Para a realização deste trabalho, utilizou-se o método indutivo intercultural, através do qual foi possível a construção de um calendário socionatural da comunidade, baseado nos saberes tradicionais e na relação da sociedade com a natureza. Paralelamente, foram utilizadas outras técnicas de pesquisa, como a observação direta e entrevistas, com a finalidade de construir a história da comunidade e da terra indígena, bem como identificar o uso dos recursos naturais. As entrevistas contribuíram para a compreensão do processo social e de relação da sociedade com a natureza, que ocorre na atividade de retirada da palha e cobertura das casas. Verificou-se que a prática de retirada das folhas/palhas do buriti ainda está muito presente no cotidiano dos moradores. Desde o processo de criação da comunidade Campo Alegre até os dias atuais, observa-se que algumas relações sociais, econômicas e aspectos culturais sofrem alterações pela própria organização comunitária, porém sem modificar a prática de uso do buriti para diversas finalidades. Tal hábito tem se perpetuado devido às condições climáticas da área onde está inserida a comunidade, com temperaturas elevadas e, neste contexto, a cobertura com a palha oferece aos moradores um conforto térmico, tornando a vida mais confortável.

 

Palavras-chave: Comunidade Indígena. Índios Macuxi. Roraima. Buriti.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirian Gabriela Gregório Braga
    Graduada em Gestão Territorial Indígena pela Universidade Federal de Roraima
  • Maria Bárbara de Magalhães Bethonico, Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena Universidade Federal de Roraima

    Doutora em Geografia e Ordenamento Territorial pela UFF

    Professora adjunto IV da UFRR

Downloads

Publicado

14-06-2018

Como Citar

Uso da palha de buriti: manejo, preservação e tradição do povo Macuxi da comunidade indígena Campo Alegre - Roraima. PerCursos, v. 19, n. 39, p. 177–205, 14 jun.2018.