Aprendizagem no contexto da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma reflexão à luz da Andragogia

Autores

  • Francisco das Chagas Alves Rodrigues
  • Maria da Glória Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí – UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617342016112

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre os sentidos que assumem o processo de aprendizagem de pessoas jovens e adultas no contexto da EJA. Foi desenvolvido com a participação de gestores, professores e coordenadores pedagógicos do sistema de ensino municipal de Teresina, capital do Piauí. Utiliza como procedimentos metodológicos para produção dos dados o questionário, a entrevista e a técnica do grupo focal. A organização e a interpretação dos dados apoiam-se em Bardin (2011), Oliveira (2007) e nos princípios da Análise do Discurso. Os resultados alcançados apontam para uma concepção de aprendizagem que valoriza as experiências e os saberes dos estudantes adultos, sendo vistos como pessoas que sabem fazer suas escolhas, percebem e analisam as consequências dessas escolhas. Público que sabe o que quer da escola, por isso exige dela e dos professores um saber do quê e do como ensinar.

 

Palavras-chave: Andragogia; Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2016-10-21

Como Citar

RODRIGUES, Francisco das Chagas Alves; MOURA, Maria da Glória Carvalho. Aprendizagem no contexto da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma reflexão à luz da Andragogia. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 112–133, 2016. DOI: 10.5965/1984724617342016112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617342016112. Acesso em: 23 dez. 2024.