O ProJovem Urbano e as juventudes

Autores

  • Samira de Moraes Maia Vigano Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015159

Resumo

Trata-se de um artigo que busca contextualizar quem são os jovens que fizeram parte do Programa Nacional de Inclusão – ProJovem Urbano, com base no entendimento das juventudes. Destacam-se os aspectos mais relevantes ocorridos do programa em Santa Catarina, no período de 2008 a 2012. Objetiva-se trazer para debate as relações vivenciadas nas identidades juvenis, tendo em vista o entendimento e o reconhecimento das diversas juventudes. Inicia-se descrevendo o programa, o público alvo, carga horária, benefícios e o currículo. O ProJovem Urbano é um programa de elevação de escolaridade em nível fundamental, que engloba a qualificação profissional e a participação cidadã, com a finalidade de integrar três dimensões consideradas importantes para todos os sujeitos – educação, trabalho e cidadania. Em um segundo momento do texto, o debate sobre juventudes traz uma relação direta com o cotidiano dos alunos e alunas, a partir dos dados coletados no decorrer do programa. O perfil dos estudantes será descrito e debatido junto com referenciais teóricos que subsidiem uma melhor compreensão dos resultados obtidos.

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Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2006). Com experiência na área de Educação e Formação de Educadores, educação popular, movimentos sociais, políticas públicas e EJA. Durante a graduação participou como bolsista de pequisa Probic-Pibic. Está vinculada ao grupo de pesquisa do CNPQ de Educação de Jovens e Adultos - EPEJA/UFSC. Atua em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), na coordenação pedagógica. Têm duas Pós Graduações Lato Sensu, uma na área de Gestão Educacional/ Metodologia do Ensino Interdisciplinar (Faculdades Dom Bosco - DB, 2007), e a outra em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade (Universidade Federal do Estado de Santa Catarina - UFSC, 2012). Mestra em Educação, na Linha de Ensino e Formação de Educadores (UFSC, 2014) e doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (2015/2019). Tutora Presencial do curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola - CFH/UFSC.

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Publicado

2015-11-05

Como Citar

VIGANO, Samira de Moraes Maia. O ProJovem Urbano e as juventudes. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 159 – 184, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015159. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015159. Acesso em: 27 dez. 2024.