Com o coração na mão! A avaliação e autoavaliação na educação de jovens e adultos

Autores

  • Maria dos Anjos Lopes Viella Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
  • Marizete Bortolanza Spessatto Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
  • Pamela de Almeida Centro Educacional de Barreiros e Escola Paulo Freire

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015006

Resumo

O presente artigo tem como proposta apresentar as representações dos alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre avaliação e, a partir delas, discorrer sobre as contribuições de pesquisas e pontos que ainda precisam de avanços quando se trata da relação entre avaliação e processos de ensino e de aprendizagem na EJA. Para as reflexões aqui propostas, tomou-se como ponto de partida as percepções sobre avaliação de um grupo de vinte e três alunos do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. A pesquisa que deu origem a este texto se caracteriza como qualitativa. Os estudos de Arroyo (2011), Oliveira (1999) e Freire (1999), bem como a verificação do estado da arte contemplado nas pesquisas de Haddad (2000), Rial (2007) e Carvalho (2009) forneceram suporte teórico e conceitual sobre o tema. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que, por trás da preocupação com a avaliação, seus instrumentos e forma e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem, se esconde um sentimento de uma trajetória escolar e pessoal permeada de fracassos e frustrações, mais do que de avanços e conquistas. O processo de autoavaliação é mais marcante que o próprio processo de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria dos Anjos Lopes Viella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Santa Catarina (2008). Professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Marizete Bortolanza Spessatto, Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Santa Catarina (2011). Professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Pamela de Almeida, Centro Educacional de Barreiros e Escola Paulo Freire

Licenciada em Ciências da Natureza - habilitação em Química (2013) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus São José. Professora de Química do Ensino Médio do Centro Educacional de Barreiros (SC) e da Escola Paulo Freire.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

VIELLA, Maria dos Anjos Lopes; SPESSATTO, Marizete Bortolanza; DE ALMEIDA, Pamela. Com o coração na mão! A avaliação e autoavaliação na educação de jovens e adultos. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 06 – 27, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015006. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015006. Acesso em: 24 dez. 2024.