Táticas de escuta de música nos serviços de streaming: uma etnografia digital multissituada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0303

Palavras-chave:

estratégias e táticas, práticas de escuta de música, serviços de streaming, sistemas de recomendação automática de música, etnografia multissituada

Resumo

Reconhecendo a centralidade que os serviços de streaming adquiriram na economia da música digital, este artigo se propõe analisar as práticas de escuta de música que se operam através dessas plataformas digitais. Ao realizar uma etnografia digital multissituada, seguiram-se as práticas de escuta de música de ouvintes situados em diferentes países. Valendo-se da ferramenta audioscrobbler e mantendo conversas com os analisados por e-mail e/ou WhatsApp, buscou-se entender como os indivíduos se apropriam da interface dos serviços de streaming para ouvir música, assim como lidam com os sistemas de recomendação automática de música no dia a dia. O intuito da pesquisa era saber se os indivíduos continuam a criar, o que aqui se classifica de táticas de escuta de música no cotidiano, mesmo diante do uso intensivo de sistemas de recomendação automática de conteúdos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Gabriel de Marchi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marlon Câmara Leal Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Comunicação pela Rio de Janeiro State University.

Referências

CIOCCA, Sophia. Spotify’s discover weekly: how machine learning finds your new music. In: HACKERNOON, [S. l.], 2017.Disponível em: https://hackernoon.com/spotifys-discover-weekly-how-machine-learning-finds-your-new-music-19a41ab76efe. Acesso em: 9 fev. 2018.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes do fazer. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. v. 1.

DE MARCHI, Leonardo. Ouça sua banda preferida sem precisar ir atrás daquele Torrent: uma análise da publicidade das empresas eletrônicas de música. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo: ESPM-SP, v. 11, p. 163-183, 2014.

DE MARCHI, Leonardo; KISCHINHEVSKY, Marcelo; FERREIRA, Gustavo; SALDANHA, Rafael M. O gosto algorítmico: a lógica dos sistemas de recomendação automática de música em serviços de streaming. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 23, n. 3, p. 16-26, set./dez. 2021.

DE MARCHI, Leonardo. A indústria fonográfica digital: formação, lógica e tendências. Rio de Janeiro: Mauad X, 2023.

DENORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 2000.

ERIKSSON, Maria et al. Spotify teardown: inside the black box of streaming music. Cambridge, MA: MIT Press, 2019.

HINE, Christine. Virtual ethnography. London: SAGE Publications, 2000.

HINE, Christine. Ethnography for the internet: embedded, embodied and everyday. New York: Routledge, 2015.

IFPI - INTERNATIONAL FEDERATION OF THE PHONOGRAPHIC INDUSTRY. Global music report. London: IFPI, 2023.

MARCUS, George. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology, Redwood City, CA, v. 24, p. 95-117, 1995.

MILLER, Daniel; SLATER, Don. Etnografia on e off-line: cibercafés em Trinidad. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 21, p. 41-65, jan./jun. 2004.

MOREL, Leonardo. Inovações no consumo de produtos culturais: os serviços de streaming. In: TIGRE, Paulo Bastos; PINHEIRO, Alessandro Maia (coords.). Inovação em serviços na economia do compartilhamento. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. p. 200-217.

SANTINI, Rose Marie. O algoritmo do gosto: os sistemas de recomendação on-line e seus impactos no mercado cultural. Curitiba: Appris, 2020. v. 1.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalism, socialism and democracy. London: Routledge, 2010.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

MARCHI, Leonardo Gabriel de; FIGUEIREDO, Marlon Câmara Leal. Táticas de escuta de música nos serviços de streaming: uma etnografia digital multissituada. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0303, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0303. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25229. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/3 "Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI"