GRAVIDEZ E MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Jaileila Araujo Menezes UFPE
  • Marina de Oliveira Leite UFPE
  • Elenice Serafim Barbosa UFPE
  • Karla Galvão Adrião UFPE

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral compreender os significados da gravidez para jovens grávidas ou mães em contexto de escolas públicas e particulares, considerando, assim, diferentes níveis socioeconômicos. De modo específico, a pesquisa busca conhecer as mudanças ocorridas na vida das jovens grávidas e-ou mães e identificar os desafios que elas enfrentam no processo de escolarização. A metodologia inspira-se no campo de pesquisa qualitativa, que preza pelos significados construídos acerca das vivências. Adota-se o procedimento de entrevistas semiestruturadas, com sete jovens, sendo três grávidas e quatro mães. A análise das entrevistas permitiu chegar aos seguintes pontos de reflexão: a família e a escola atuam como rede de apoio social para a efetivação da continuidade da escolarização dessas jovens; a desigualdade de gênero e de classe incide como enredamento na vida da jovem pobre; as jovens de camada média conseguem se manter por mais tempo na escola, pois a família se encontra em melhores condições para sustentar um projeto de vida para a jovem centrado na escolarização e relativiza a obrigatoriedade do casamento. As jovens pobres retardam seu projeto de retornar à escola, pois elas terão de arcar com os cuidados com a casa e as crianças, tarefas que se tornam prioritárias e difíceis de dividir com o esposo. Palavras-chave: Gravidez na adolescência. Escolarização. Educação Sexual.

Biografia do Autor

Jaileila Araujo Menezes, UFPE

Dra. Em Psicologia. Professora Adjunta da UFPE. Leciona nos cursos de graduação em Pedagogia e licenciaturas diversas no Centro de Educação. Vinculada ao Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE. Vinculada à linha de pesquisa Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas.

Marina de Oliveira Leite, UFPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas - GEPCOL/UFPE

Elenice Serafim Barbosa, UFPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e funcionária da rede de saúde da Prefeitura da Cidade do Recife.

Karla Galvão Adrião, UFPE

Dra. em Ciências Humanas. Professora Adjunta da UFPE. Leciona no curso de graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Vinculada à linha de pesquisa Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Menezes, J. A., Leite, M. de O., Barbosa, E. S., & Adrião, K. G. (2012). GRAVIDEZ E MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. PerCursos, 13(2), 134-154. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2497

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua