A contribuição de Gramsci para a pesquisa sobre o projeto da classe burguesa para a educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0212Palavras-chave:
Gramsci, educação pública, classe burguesaResumo
O presente artigo, vinculado a um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, aborda a contribuição teórico-metodológica de Antonio Gramsci para a pesquisa sobre o projeto da classe burguesa para a educação pública. Nessa direção, o artigo: i) destaca a contribuição do autor sobre produção do conhecimento e sua finalidade; ii) aponta os conceitos centrais para a análise do referido objeto; iii) apresenta exemplos da atuação da burguesia para ordenar a escolarização da classe trabalhadora. Ao acentuar que a educação precisa ser abordada na relação com a hegemonia, o artigo ressalta que a atualidade do pensamento de Gramsci reside também na definição de elementos para a construção do projeto anticapitalista de educação comprometido com a emancipação humana.
Downloads
Referências
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
FONTES, Virginia. Capitalismo filantrópico? múltiplos papéis dos aparelhos privados de hegemonia empresariais. Marx e o Marxismo, [Niterói], v. 8, n. 14, jan./jun. 2020. Disponível em: https://niepmarx.com.br/index.php/MM/article/view/351 . Acesso em: 13 mar. 2023.
GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Lisboa: Seara Nova, 1976. v. 1.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 3.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001a. v. 2.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v. 5.
GRAMSCI, Antonio. Homens ou máquinas: escritos de 1916 a 1920. São Paulo: Boitempo, 2021
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Brasil das desigualdades: “questão social”, trabalho e relações sociais. SER social, [Brasília, DF], v. 15, n. 33, p. 326-342, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13051/11406 . Acesso em: 10 ago. 2021.
INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL; CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA. O que as empresas podem fazer pela educação. São Paulo: Instituto Ethos de Responsabilidade Social, 1999.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LENIN, Vladimir. O que fazer? São Paulo: Boitempo, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 38, p. 13-28, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 22 maio 2014.
LIGUORI, Guido. Ideologia. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (org.). Dicionário gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 398-402.
MARTINS, Marcus Francisco. MARX, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade. São Paulo: Editora da UNISAL, 2008.
MARTINS, André Silva. A direita para o social. A direita para o social: a educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2009.
MARTINS, André Silva; SOUZA, Camila Azevedo; PINA, Leonardo Docena. Empresas sociais e a privatização de novo tipo da educação básica: um estudo sobre a relação público-privada em cidades de Minas Gerais-Brasil. Education Policy Analysis Archives, [Tucson, Estados Unidos da América], v. 28, p. 183-183, 2020.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
PINA, Leonardo Docena. "Responsabilidade social" e educação escolar: o projeto de educação básica da "direita para o social" e suas repercussões na política educacional do Brasil contemporâneo. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2252/1/leonardodocenapina.pdf . Acesso em: 2 jun. 2016.
PIRES, Mônica Dias Medeiros. A influência empresarial na política curricular brasileira: um estudo sobre o Movimento pela Base Nacional Comum. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11599/1/monicadiasmedeirospires.pdf . Acesso em: 28 ago. 2020.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SEMERARO, Giovanni. Intelectuais, educação e escola: um estudo do Caderno 12 de Antonio Gramsci. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
SEMERARO, Giovanni. Anotações para uma teoria do conhecimento em Gramsci. Revista Brasileira de Educação, [Rio de Janeiro], p. 95-104, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/G6NwYF7z7khvhqjQmkz7cfM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 maio 2020.
SOUZA, Camila Azevedo. Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. Campinas: Mercado das Letras, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PerCursos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.