A contribuição de Gramsci para a pesquisa sobre o projeto da classe burguesa para a educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0212

Palavras-chave:

Gramsci, educação pública, classe burguesa

Resumo

O presente artigo, vinculado a um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, aborda a contribuição teórico-metodológica de Antonio Gramsci para a pesquisa sobre o projeto da classe burguesa para a educação pública. Nessa direção, o artigo: i) destaca a contribuição do autor sobre produção do conhecimento e sua finalidade; ii) aponta os conceitos centrais para a análise do referido objeto; iii) apresenta exemplos da atuação da burguesia para ordenar a escolarização da classe trabalhadora. Ao acentuar que a educação precisa ser abordada na relação com a hegemonia, o artigo ressalta que a atualidade do pensamento de Gramsci reside também na definição de elementos para a construção do projeto anticapitalista de educação comprometido com a emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Silva Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mônica Dias Medeiros Pires, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mônica Jardim Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Prefeitura Municipal de  Juiz de Fora - MG.

Referências

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.

FONTES, Virginia. Capitalismo filantrópico? múltiplos papéis dos aparelhos privados de hegemonia empresariais. Marx e o Marxismo, [Niterói], v. 8, n. 14, jan./jun. 2020. Disponível em: https://niepmarx.com.br/index.php/MM/article/view/351 . Acesso em: 13 mar. 2023.

GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Lisboa: Seara Nova, 1976. v. 1.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 3.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001a. v. 2.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v. 5.

GRAMSCI, Antonio. Homens ou máquinas: escritos de 1916 a 1920. São Paulo: Boitempo, 2021

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Brasil das desigualdades: “questão social”, trabalho e relações sociais. SER social, [Brasília, DF], v. 15, n. 33, p. 326-342, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13051/11406 . Acesso em: 10 ago. 2021.

INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL; CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA. O que as empresas podem fazer pela educação. São Paulo: Instituto Ethos de Responsabilidade Social, 1999.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LENIN, Vladimir. O que fazer? São Paulo: Boitempo, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 38, p. 13-28, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 22 maio 2014.

LIGUORI, Guido. Ideologia. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (org.). Dicionário gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 398-402.

MARTINS, Marcus Francisco. MARX, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade. São Paulo: Editora da UNISAL, 2008.

MARTINS, André Silva. A direita para o social. A direita para o social: a educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2009.

MARTINS, André Silva; SOUZA, Camila Azevedo; PINA, Leonardo Docena. Empresas sociais e a privatização de novo tipo da educação básica: um estudo sobre a relação público-privada em cidades de Minas Gerais-Brasil. Education Policy Analysis Archives, [Tucson, Estados Unidos da América], v. 28, p. 183-183, 2020.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

PINA, Leonardo Docena. "Responsabilidade social" e educação escolar: o projeto de educação básica da "direita para o social" e suas repercussões na política educacional do Brasil contemporâneo. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2252/1/leonardodocenapina.pdf . Acesso em: 2 jun. 2016.

PIRES, Mônica Dias Medeiros. A influência empresarial na política curricular brasileira: um estudo sobre o Movimento pela Base Nacional Comum. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11599/1/monicadiasmedeirospires.pdf . Acesso em: 28 ago. 2020.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SEMERARO, Giovanni. Intelectuais, educação e escola: um estudo do Caderno 12 de Antonio Gramsci. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

SEMERARO, Giovanni. Anotações para uma teoria do conhecimento em Gramsci. Revista Brasileira de Educação, [Rio de Janeiro], p. 95-104, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/G6NwYF7z7khvhqjQmkz7cfM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 maio 2020.

SOUZA, Camila Azevedo. Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. Campinas: Mercado das Letras, 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

MARTINS, André Silva; PIRES, Mônica Dias Medeiros; LOPES, Mônica Jardim. A contribuição de Gramsci para a pesquisa sobre o projeto da classe burguesa para a educação brasileira. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0212, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0212. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24666. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"