A investigação da pedagogia burguesa: um ensaio sobre as contribuições do arcabouço gramsciano para a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0213Palavras-chave:
Gramsci, estado ampliado, pedagogia política, empresariado, educaçãoResumo
Este ensaio apresenta uma síntese do referencial teórico-metodológico produzido a partir dos escritos de Gramsci, no qual o conceito de “Estado Integral” é apresentado como ferramenta de investigação para compreender o papel da Educação na consecução do projeto de dominação burguesa. A reflexão apresentada toma como eixo central a possibilidade de utilização de sua obra para a compreensão das estratégias e práticas pedagógicas da burguesia, seu conjunto de organizações e intelectuais, com vistas a formar sistematicamente o “novo homem”, o qual tem seus “nexos psicofísicos” constantemente calibrados às frequentes transformações históricas do processo de produção em massa e às mudanças na reprodução dos processos de dominação diante das contradições e crises do capitalismo. É apresentada a atualização histórica do método de análise marxista realizada por Gramsci, sobretudo, partindo da análise dos avanços possibilitados pela obra de Lênin e de sua leitura ortodoxa dos próprios escritos de Marx. Trazendo seu arcabouço para contextos históricos mais recentes percebemos como a dupla superestrutural – sociedade política e sociedade civil – se expandiu consideravelmente na realidade concreta das lutas sociais. Concluímos este artigo ressaltando que, dentro dos limites deste texto, destacamos um conjunto de referências teóricas que vêm subsidiando um trabalho coletivo de investigação sobre o papel da educação nas estratégias burguesas para dominação.
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