EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: a compreensão de professoras de ciências e biologia sobre a diversidade sexual

Autores

  • Yalin Brizola Yared Universidade do Planalto Catarinense
  • Geraldo Augusto Locks Universidade do Planalto Catarinense

Resumo

Este texto privilegia um recorte da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da Universidade do Planalto Catarinense: “A educação sexual na escola: tensões e prazeres na prática pedagógica de professores de Ciências e Biologia”. É um estudo sobre a compreensão e atuação de docentes licenciados em Ciências Biológicas que atuam em escolas da rede pública estadual de ensino de Lages/SC. Por meio de entrevistas semiestruturas audiogravadas, os dados foram obtidos com seis professoras de Ciências e Biologia de cinco escolas estaduais e os depoimentos foram analisados qualitativamente e submetidos a uma análise de conteúdo, modalidade análise temática. A posteriori foram estabelecidas categorias e subcategorias. A análise das entrevistas sugere que a sexualidade no ambiente escolar ainda é apoiada nas concepções predominantes médico-higienista, na moral religiosa dogmatizada e na consumista-quantitativa. O apelo consumista a uma sexualidade banalizada e heteronormativa é muito forte nos meios de comunicação que chegam antes, durante e depois da educação escolar. Finalmente, os referenciais teóricos consultados sustentam a perspectiva da livre orientação sexual infanto-juvenil, enquanto direito humano fundamental, e pressupõe uma educação escolar emancipatória, que respeite a livre orientação sexual das crianças e adolescentes oportunizando uma educação integral, solidária e sexualmente feliz. Palavras- chave: Professores de Ciências e Biologia. Diversidade Sexual. Educação Sexual Emancipatória.

Biografia do Autor

Yalin Brizola Yared, Universidade do Planalto Catarinense

Licenciada em Ciências Biológicas - UNIPLAC Especialista em Educação Sexual - FMABC/ISEXP Mestre em Educação pelo PPGE em Educação - UNIPLAC Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas - UNIPLAC

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade do Planalto Catarinense.

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Publicado

2012-12-19

Como Citar

Yared, Y. B., & Locks, G. A. (2012). EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: a compreensão de professoras de ciências e biologia sobre a diversidade sexual. PerCursos, 13(2), 155-168. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2448

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua