CINEMA E PEDAGOGIA: uma experiência de formação ético-estética <EM> CINEMA AND EDUCATION: an ethical-esthetic experience </EM>

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer UFRGS

Resumo

O artigo trata do tema da formação ético-estética de estudantes de Pedagogia, por meio do cinema. No texto, discutem-se resultados de pesquisa feita com alunos de cursos de Pedagogia da Grande Porto Alegre, com foco na experiência dos jovens com as narrativas fílmicas e com suas concepções a respeito das relações entre imagem, ficção e realidade. Para a análise dos dados utilizaram-se conceitos de Badiou e Didi-Huberman, sobre imagem e narrativa, em cruzamento com o conceito foucaultiano de “cuidado consigo”. Sugere-se a importância de incluir na formação docente o trabalho com imagens cinematográficas que desloquem o estudante (e o professor) dos seus modos de ver a si mesmo e ao “outro”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

BUENO FISCHER, Rosa Maria. CINEMA E PEDAGOGIA: uma experiência de formação ético-estética <EM> CINEMA AND EDUCATION: an ethical-esthetic experience </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 139–152, 2011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2290. Acesso em: 28 mar. 2024.