SABERES DOCENTES E INCLUSÃO: um estudo sobre a construção de saberes na prática profissional <EM> TEACHERS’ KNOWLEDGE AND INCLUSION: a study of the construction of knowledge in professional practice </EM>
Resumo
RESUMO: As demandas atuais estão exigindo dos professores a construção de saberes não experienciados culturalmente por eles em suas trajetórias escolarizadas. Esses saberes exigem mobilizações teórico-práticas inusitadas, mesmo que compreendidas como necessárias. É o caso dos desafios propostos pelas políticas de inclusão, que postulam a presença de todas as crianças e adolescentes na escola comum, ainda que apresentem necessidades especiais. Como os professores vêm enfrentando esse desafio? Como constroem os saberes profissionais para responder ao proposto? Qual é o papel da escola e sua cultura no sucesso dessa política? Essas questões mobilizaram este estudo, focado numa escola pública de séries inicias, em um município do sul do Brasil. Foram usados os princípios da pesquisa qualitativa no diálogo com as professoras. Os resultados indicam que os desafios da prática são produtores de novos saberes, mas que só se constituem com bases teóricas num ambiente escolar que estimula o estudo e a existência de um projeto pedagógico escolar também inclusivo.Downloads
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Publicado
2011-06-27
Como Citar
DA CUNHA, Maria Isabel; PALMA, Gisele; BACKES, Luciana; PEDROSO, Maisa Beltrame; ZAT, Ancila Dall’Onder. SABERES DOCENTES E INCLUSÃO: um estudo sobre a construção de saberes na prática profissional <EM> TEACHERS’ KNOWLEDGE AND INCLUSION: a study of the construction of knowledge in professional practice </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 48–61, 2011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2227. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Dossiê
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