DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões à luz da teoria histórico-social <EM> FROM TEACHER EDUCATION TO TEACHING PRACTICE: reflections in the light of social-historical theory </EM>

Autores

  • Altino José Martins Filho
  • Lourival José Martins Filho UDESC

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir sucintamente a complexa relação entre a produção de conhecimentos sobre a formação de professores e a atuação docente realizada na educação infantil. Parte de uma pesquisa teórico bibliográfica, tendo como metodologia a perspectiva histórica. Reunimos alguns trabalhos teóricos de Duarte (1996; 2001), Arce (2001) e Saviani (1985) cujas análises refletem e anunciam uma abordagem para a formação dos professores à luz da teoria histórico-social. Das leituras realizadas foi possível desenvolver reflexões que nos ajudassem a pensar a complexidade da atuação dos professores no âmbito educacional da Educação Infantil. Dessa forma, a pesquisa possibilitou evidenciar que o horizonte teórico da perspectiva histórico-social apresentada na contemporaneidade pelos autores citados traz uma concepção de educação escolar como transmissão e memorização de conhecimentos, o que nos faz concordar em parte com suas análises. Porém, de outro lado, em relação à formação de professores trazem, por essa via, a descaracterização do trabalho docente, o que nos faz concordar com a abordagem histórico-social. As analises são tecidas por este segundo caminho com a intenção de contribuir com a formação docente no âmbito da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, UDESC

Professor Associado de Didática e Prática de Ensino do Departamento de Pedagogia da UDESC

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

Martins Filho, A. J., & Martins Filho, L. J. (2011). DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões à luz da teoria histórico-social <EM> FROM TEACHER EDUCATION TO TEACHING PRACTICE: reflections in the light of social-historical theory </EM>. PerCursos, 12(1), 118 - 138. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2224