FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA EM SANTA CATARINA (1930-1940) <EM> TEACHER TRAINING FOR PHYSICAL EDUCATION IN SANTA CATARINA (1930-1940) </EM>

Autores

  • Ticiane Bombassaro Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Resumo

A formação de professores para a disciplina de educação física no estado de Santa Catarina obteve atenção dos intelectuais que dirigiam o Departamento de Educação a partir dos anos de 1930. Neste período, no qual o discurso sobre a formação somática dos sujeitos passou a ser efetivada como política educacional, o estado se dedicou a criar um curso de formação de professores específico para a disciplina. O Curso Provisório da capital, como ficou conhecido, deu os primeiros passos na sistematização de um método a ser aplicado na execução do programa para as escolas primárias e secundárias, executando também os ideais políticos que permeavam os discursos educacionais, em geral. Assim, educação física foi tomando espaço como disciplina nos currículos escolares e seus professores passaram a ser instruídos por uma pedagogia racional e científica.

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Publicado

2011-06-27

Como Citar

BOMBASSARO, Ticiane. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA EM SANTA CATARINA (1930-1940) <EM> TEACHER TRAINING FOR PHYSICAL EDUCATION IN SANTA CATARINA (1930-1940) </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 153–167, 2011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2208. Acesso em: 22 dez. 2024.