FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: a experiência da formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis<EM>TEACHER EDUCATION FOR ETHNO-RACIAL DIVERSITY </EM>

Autores

  • Karina de Araújo Dias Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Resumo: Esse artigo sistematiza as análises preliminares de uma pesquisa em andamento, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Toma-se como problemática a análise das implicações e desdobramento das orientações curriculares e prescrições legais, na constituição do movimento de formação continuada dos profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino (RME) do município de Florianópolis. A pesquisa tem como referência metodológica a abordagem qualitativa, e se utilizam os seguintes recursos: estudo bibliográfico, análise documental que congrega análise de indicadores quantitativos e entrevistas com sujeitos envolvidos nos cursos de aperfeiçoamento concernentes à temática da Diversidade Étnico-racial. Apresenta-se como justificativa a relevância do tema e a efetivação do cumprimento das leis n. 10639/03, n. 4446/94 e n. 11645/08. Objetiva compreender como se configura o movimento de formação continuada na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Karina de Araújo Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) com especialização em Psicopedagogia pela UNISUL (2003). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Sou membro efetivo do magistério público da rede municipal de ensino de Florianópolis - SC desde 2005. Sou mestranda em Educação na linha de pesquisa ensino e formação de educadores da Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolvo pesquisa relativa à formação docente na área da diversidade étnico-racial. Integro o Núcleo de Estudos Negros - NEN desde 2010.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

de Araújo Dias, K. (2011). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: a experiência da formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis<EM>TEACHER EDUCATION FOR ETHNO-RACIAL DIVERSITY </EM>. PerCursos, 12(1), 62 - 80. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2179