FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: a experiência da formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis<EM>TEACHER EDUCATION FOR ETHNO-RACIAL DIVERSITY </EM>
Resumo
Resumo: Esse artigo sistematiza as análises preliminares de uma pesquisa em andamento, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Toma-se como problemática a análise das implicações e desdobramento das orientações curriculares e prescrições legais, na constituição do movimento de formação continuada dos profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino (RME) do município de Florianópolis. A pesquisa tem como referência metodológica a abordagem qualitativa, e se utilizam os seguintes recursos: estudo bibliográfico, análise documental que congrega análise de indicadores quantitativos e entrevistas com sujeitos envolvidos nos cursos de aperfeiçoamento concernentes à temática da Diversidade Étnico-racial. Apresenta-se como justificativa a relevância do tema e a efetivação do cumprimento das leis n. 10639/03, n. 4446/94 e n. 11645/08. Objetiva compreender como se configura o movimento de formação continuada na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

A PerCursos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
COPYRIGHT STATEMENT
The papers published by the journal are free of charge, being intended for educational and non-commercial applications. The papers’ copyrights are all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the periodical PerCursos.
PerCursos is licensed under a Creative Commons Attribution - Noncommercial -NoDerivs 4.0 International License.