Dentro, fora, antes ou depois? – A política espaço-temporal de Notícias da América, de Paulo Nazareth
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724622502021292Palavras-chave:
arte latino-americana, performance, Paulo Nazareth, temporalidades híbridas, pós-utopicoResumo
Este artigo investiga a performance Notícias da América, do artista Paulo Nazareth. Nela são identificadas discussões (e ações) que manejam uma pluralidade de passados (ancestrais, coloniais) e, ao mesmo tempo, abrem perspectivas relacionais, característica típica da arte contemporânea desde os anos 1960. Na performance, à medida que Nazareth se desloca por cidades latino-americanas, as imagens e os discursos produzidos forjam um espaço comum entre ele próprio, seus interlocutores e a paisagem. Simultaneamente, emerge uma temporalidade múltipla em que subjetividades periféricas se tornam visíveis. É também a partir dessa relação espaço-temporal que outras de suas produções artísticas (como a série Aqui é arte), podem ser desdobradas.
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