ESPAÇO SOCIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: a experiência da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz na cidade de Florianópolis, Santa Catarina (2001-2009)

Autores

  • Jéferson Silveira Dantas Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as relações que envolvem o espaço social onde habitam crianças e jovens em situação de risco nas comunidades dos morros na cidade de Florianópolis e o tipo de escolaridade oferecida a este público escolar em unidades públicas estaduais de ensino associadas à Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz. Nesta direção, procura compreender os processos de escolarização, as construções curriculares e as ações pedagógicas de formação continuada docente, assim como as estratégias das políticas públicas educacionais na esfera municipal e na estadual.
Palavras-Chave: Fórum do Maciço do Morro da Cruz. Comissão de Educação. Formação docente. Currículo escolar.

Abstract
This article aims to analyze the relations involving the social space where children and young people live at risk in the communities of the hills in the city of Florianópolis and the type of education offered to the public school units of state public education related to the Commission of Education Fórum do Maciço do Morro da Cruz. In this direction, seeking to understand processes of schooling, curriculum building and educational activities for continuing education faculty, as well as the strategies of public policy education in municipal and state levels.
Keywords: Fórum do Maciço do Morro da Cruz. Commission of Education. Teacher training. School curriculum.

Biografia do Autor

Jéferson Silveira Dantas, Universidade Federal de Santa Catarina

Jéferson Dantas, 36, Bacharel e Licenciado em História e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de investigação Trabalho e Educação. Pesquisador de Doutorado CNPq. Articulador dos Estudos do Currículo na Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz (CE/FMMC), na cidade de Florianópolis/SC e Consultor Pedagógico. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC). Além das atividades citadas, é ensaísta, compositor e letrista. Publicou os livros Metabólise – ou os episódios do erro pela CBJE (2008), Suspenso e alheio – ou as minhas reticências sinceras (2008) pelas Edições Nephelibata, coordenado e editorado de forma artesanal por Camilo Prado; e Competências e Habilidades e a formação docente no contexto das Leis 5.692/1971 e 9.394/1996 em Santa Catarina (CBJE, 2009). É autor do livro didático ‘Dialogando com a História’ (Editora Sophos, 2009) em parceria com a historiadora Daniela Sbravati.

Downloads

Publicado

2010-09-09

Como Citar

Silveira Dantas, J. (2010). ESPAÇO SOCIAL E FORMAÇÃO DOCENTE: a experiência da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz na cidade de Florianópolis, Santa Catarina (2001-2009). PerCursos, 11(1), 43 - 63. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1866

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua