Meu filho é autista, e agora? Estratégias de enfrentamento familiar perante o diagnóstico do autismo

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621472020171

Resumo

O presente artigo tem como tema central a experiência de famílias com filhos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as suas estratégias de enfrentamento diante do diagnóstico. O objetivo geral do estudo foi descrever e analisar, através de entrevistas com três mães, a experiência familiar (impressões, reações e emoções) a partir do momento em que os seus filhos receberam o diagnóstico do TEA. Essas três mães se propuseram a representar suas famílias na pesquisa. Dessa forma, foi realizada a análise do conteúdo das entrevistas, através de uma sistematização temática, para a leitura analítica do tema proposto, tendo como base a literatura científica disponível. Os principais resultados apontam para a busca do conhecimento, por parte da família, como principal estratégia de enfrentamento para lidar com as demandas estressoras diante da experiência mencionada. Assim, foi observado que as famílias buscam estratégias práticas e objetivas, mas também procuram apoio social e religioso. Vale ressaltar que a condição socioeconômica e cultural das famílias pode refletir diretamente na forma como enfrentam o diagnóstico, em função da acessibilidade à orientação especializada e a recursos profissionais. Portanto, compreende-se que a presente pesquisa alcançou o seu objetivo ao descrever a experiência familiar após o diagnóstico do TEA, mas não reflete todas as realidades familiares.  

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Família. Estratégias de Enfrentamento.

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Biografia do Autor

Ana Suelem Lima Freitas, Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Pós- graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pelo Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social - IEPSIS. Psicóloga Clínica no Espaço Permita-se.

Karina Santos de Jesus, Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pelo Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social - IEPSIS. Supervisora no Instituto Habilidades Para Vida.

Verônica Gomes Nascimento, Centro Universitario Maurício de Nassau - UNINASSAU

Doutora em Psicologia pela Univ. Federal da Bahia - UFBA e em Ciências da Educação pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Professora do Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU.

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Publicado

2021-01-28

Como Citar

SUELEM LIMA FREITAS, Ana; SANTOS DE JESUS, Karina; GOMES NASCIMENTO, Verônica. Meu filho é autista, e agora? Estratégias de enfrentamento familiar perante o diagnóstico do autismo. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 171–196, 2021. DOI: 10.5965/1984724621472020171. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/16849. Acesso em: 19 nov. 2024.

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