A CULTURA E A CRÍTICA SOCIAL PELO OLHAR DO HUMOR GRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609182017044

Palavras-chave:

cultura, crítica social, humor gráfico, anos 1970

Resumo

O presente ensaio analisa cartuns publicados no suplemento Anexo – integrante do jornal Diário do Paraná de 1976 a 77 de autoria de Luiz Antônio Solda e Luiz Carlos Rettamozo como parte de uma reflexão sobre o posicionamento do artista em relação à crítica social e política, e também à cultura como um meio de contestação contra o autoritarismo e à alienação. A ênfase recai para a década de 1970, momento contraditório, em certa medida, entre política e cultura. O debate é fundamentado conceitualmente por Raymond Williams (1969) em sua explanação acerca das relações dos artistas face às discussões políticas e sociais de sua época, e suas postulações relativas à evolução do significado de cultura, em sentido linguístico e social. O texto abre-se a uma discussão em torno dos aspectos culturais, sociais e políticos em confluência baseado no pressuposto da hibridação cultural de Néstor Garcia Canclini (2013). O pensamento que norteia este ensaio aborda o humor gráfico como uma forma de manifestação artística/cultural questionadora sobre as interações sociais e culturais que se mantém em consonância com o sistema político de sua época.

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Referências

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

SEVERINO, Tatiane Aparecida. A CULTURA E A CRÍTICA SOCIAL PELO OLHAR DO HUMOR GRÁFICO. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 44–62, 2017. DOI: 10.5965/2175234609182017044. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8737. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática