Pesquisa e Escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609172017068

Palavras-chave:

investigação, escrita, criação

Resumo

Este trabalho, realizado na disciplina Seminário de Pesquisa I, apresenta reflexões referentes à escrita de uma tese de doutorado, articulando as contribuições de Miklos (2011), Freitas (2006), Alves-Mazzotti (2006) e Duras (1994). A partir das discussões em aula e dos textos busca-se pensar a elaboração da tese como um processo de criação, que investiga aquilo que nos fascina e tem a ver conosco, para se chegar além do que somos. O caminho depende de onde queremos chegar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Reis Siqueira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina. Doutorando em Artes Visuais (UDESC). Mestre em Educação e Artes (UFSM). Bacharel em Escultura e Licenciado em Desenho e Plástica (UFSM). Coordenador do PIBID/CAPES/UEL/Artes Visuais (2013-2016).

Referências

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. A revisão de bibliografia. Em: BIANCHETTI, L. & MACHADO, A. M. N. (orgs.). A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editora da UFSC, 2006.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

DURAS, Marguerite. Escrever. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1994.

FREITAS, Maria Ester. Viver a tese é preciso. Em: BIANCHETTI, L. & MACHADO, A. M. N. (orgs.). A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editora da UFSC, 2006.

MAHABHARATA. Bhagavad-Gita. Brasília: The Bhaktivedanta book trust, 2008.

MIKLOS, Claudio. A arte zen e o caminho do vazio: uma investigação sobre o conceito zen-budista de não-eu na criação de arte. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2011.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

SIQUEIRA, Juliano Reis. Pesquisa e Escrita. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 68–74, 2017. DOI: 10.5965/2175234609172017068. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8024. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê