Entre um tijolo e um lance de dados:sobre o escrever e escrever teses, instituições e obras de arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608162016110Palavras-chave:
pesquisa em arte , escrever , metodologia , artes visuaisResumo
A partir de análise da tese Mu- seu de Arte Moderna Departamento das Águias, defendida por Keila Kern na ECA/ USP em 2015, o presente artigo busca re- fletir sobre o processo de escrever, fazer arte um trabalho de arte e escrever uma tese como práticas igualmente irregulares e poéticas - escrever como um lance de dados, tal qual defendia Mallarmé; escre- ver para tornarmo-nos selvagens, como argumentara Marguerite Duras.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. In: A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. BIANCHETTI, Lucídio e MACHADO, Ana Maria Netto. (Org.) São Paulo: Cortez, 2012. p. 25-44.
CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo e PIGNATARI, Décio. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, 1991.
DURAS, Marguerite. Escrever. Trad. de Rubens Figueredo. São Paulo: Ed. Rocco. (1993;1994).
FREITAS. Maria Ester. Viver a tese é preciso! In: A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. BIANCHETTI, Lucídio e MA- CHADO, Ana Maria Netto. (Org.) São Paulo: Cortez, 2012. p. 215-226.
KERN, Keila. Marcel Broodthaers - Museu de Arte Moderna Departamento das Águias. Tese de doutorado. ECA/USP, 2015. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/ disponiveis/27/27159/tde-16102014-094023/pt-br.php
SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objectos tecnicos. Buenos Aires, Prometeo, 2007.
SNAUWAERT, Dirk. Marcel Broodthaers. Musée d’Art Moderne, Département des Ai- gles, Section des Figures, 1972. The artist as curator. MOUSSE 46 Issue #5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Mônica Hoff Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade