UMA E TRÊS PÁGINAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PESQUISA EM PROCESSOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Silfarlem Junior de Oliveira PPGAV/Ceart-UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234607132015097

Palavras-chave:

pesquisa , escrita, visibilidade, processo artístico, mesmo

Resumo

O artigo é uma reflexão/apresentação sobre procedimentos artísticos (discursivos e visuais) adotados pelo “projeto mesmo”. Propõe um fluxo informativo que vai da escrita “na” arte à escrita “como” arte. A partir da dissertação LUGAR PUBLICAÇÃO – artistas e revistas – de Vanessa Schultz, o texto aborda questões relacionadas ao cruzamento entre pesquisa em arte e processos artísticos. Percebemos que artistas/pesquisadores interessados na utilização do espaço impresso como espaço expositivo, dedicam atenção não só às estruturas narrativas (ao conteúdo textual) como também aos modos de visibilidade (formas de apresentação) de seus escritos, sejam eles: um trabalho acadêmico, um livro, uma revista ou qualquer outro espaço discursivo/artístico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silfarlem Junior de Oliveira, PPGAV/Ceart-UDESC

Faz o mesmo, trabalha com o mesmo e pesquisa o mesmo. Graduado mesmo em Licenciatura em Artes Visuais UFES (2007). Estudou o mesmo na universidade de Castilla La Mancha (2009). Mestre mesmo em Teoria da Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Doutorando mesmo UDESC sob orientação de Raquel Stolf (Bolsita PROMOP). Participa do grupo de pesquisa "Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais".Tem como problema o mesmo. Continua fazendo, desfazendo e refazendo o mesmo. Atualmente expõe e fala sobre o mesmo.   

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. “‘A revisão da bibliografia’ em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno.” In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, Ana M. Netto (orgs.). A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e disser- tações. São Paulo: Cortez, 2002.

BASBAUM, Ricardo. “O artista como pesquisador”. In: Concinnitas – Revista do Insti- tuto de Artes da UERJ. n. 9, julho 2006.

BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor”. In: Magia, arte e técnica. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BORGES, Jorge Luis. El Aleph. Buenos Aires: Debolsillo, 2011.

BURGIN, Victor. “Reflexões sobre ‘pesquisas’ de doutorado em Artes Visuais”. In: FERREIRA, G., VENANCIO FILHO, P. (ed.). Arte & Ensaios, n. 25. Rio de Janeiro: UFRJ, maio 2013.

CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Belo Horizonte: Editora C/arte, 2011. DE FREITAS, Maria Ester. “Viver a tese é preciso”. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, Ana

M. N. (orgs.). A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. S. Paulo: Cortez, 2002.

DURAS, Marguerite. Escrever. São Paulo: Ed. Rocco, [1993].

GRAHAM, Dan. “My Works for Magazine Pages: ‘A History of Conceptual Art’”. In: AL- BERRO, A.; STIMSON, B. (Eds.) Conceptual Art: A Critical Anthology. Massachusetts: MIT Press, 2000.

HARRISON, Charles; SIEGELAUB, Seth. “Sobre exposiciones y el mundo como todo: conversación con Seth Siegelaub”. In: BATTCOCK, Gregory. La idea como arte: docu- mentos sobre el arte conceptual. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1977.

KAPROW, Allan. “A educação do não-artista, parte I”. In: GERALDO, Sheila C. (ed.). Concinnitas: Revista do Instituto de Artes da UERJ, n. 4. Rio de janeiro: UERJ, 2003. KOSUTH, Joseph. Art after philosophy and after. London: The MIT Press, 1991.

. “A arte depois da filosofia”. In: FERREIRA, G; COTRIM, C. (eds.) Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.

KWON, Miwon. “Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity”. In: FERREI- RA, G.; VENÂNCIO, P. Filho. (Eds.), Arte & Ensaios, n.17. Mestrado em História da Arte/ Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.

PEREC, Georges. Especies de Espacios. Barcelona: Montesinos, 1999.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. RUARO, Dirceu Antonio. Manual de Apresentação de Produção Acadêmica (Caderno 8, Redação e editoração). Curitiba: Editora da UFPR, 2001.

SCHULTZ, Vanessa. LUGAR PUBLICAÇÃO – artistas e revistas –. Dissertação de mes- trado – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais CEART/UDESC, Florianópolis, 2007.

Downloads

Publicado

2016-04-18

Como Citar

DE OLIVEIRA, Silfarlem Junior. UMA E TRÊS PÁGINAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PESQUISA EM PROCESSOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS. Palíndromo, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 097–105, 2016. DOI: 10.5965/2175234607132015097. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/7997. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê