FOTOGRAFIA E PINTURA: RELAÇÃO MÚTUA NO DISTANCIAMENTO DA MIMESE
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015124Palavras-chave:
mimese, fotografia, pintura, representçãoResumo
Por meio de um breve levantamento histórico crítico, este artigo tem por objetivo mostrar a transformação do pensamento ocidental acerca do caráter mimético da representação na pintura e como a fotografia desempenhou papel importante nessa mudança, em que se deslocou para ela o compromisso com a cópia da realidade. A investigação considera o conceito de mimese ponderado por Platão e Aristóteles acerca da arte, que teve como uma de suas consequências a valorização da semelhança com a realidade numa obra artística, reflexão que permeou a estética ocidental durante muito tempo. Ao evidenciar as tentativas iniciais de desvincular a produção pictórica e fotográfica da imposição de buscar a verossimilhança, os movimentos modernistas explicitam tendências e tentativas de recolocar o problema da representação.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Arte Poética. Coleção a obra-prima de cada autor. Tradução de: Pietro Nassetti. São Paulo, SP: Martin Claret, 2003.
COSTA, L. M. A Poética de Aristóteles: mímese e verossimilhança. São Paulo, SP: Ática, 1992.
DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. 2. ed. Campinas,SP: Papirus, 1998. GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2008.
HACKING, J. (Org.). Tudo Sobre Fotografia. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Sextante. 2012.
MAKOWIECKY, S; RAFFAELLI, R. Sobre a representação da natureza na pintura oci- dental: mimesis e disegno interno. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 1, n. 11, p. 2-19, jan. 2000. ISSN 1984-8951. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1693>. Acesso em: mai. 2015.
PLATÃO. A República. Coleção a obra-prima de cada autor. Tradução de: Pietro Nas- setti. São Paulo, SP: Martin Claret, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ana Karina Tamoto do Prado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade