MARCUS VINÍCIUS E O PERCURSO DO ACÚMULO AO CORPO INJETO: ENTRE O OBJETO DO DESEJO E A OBRA DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015101Palavras-chave:
Marcus Vinícius , corpo injeto , acúmulo , arte contemporânea , performanceResumo
As obras do artista performer Marcus Vinícius, analisadas neste artigo, propõem uma compreensão do corpo do artista enquanto um suporte factível ao acúmulo. Diante do objeto do desejo, o artista agencia interlocuções em meio às percepções iminentes do espaço inserido e dos afetos com esse objeto entrelaçados ao seu interior. Com base nos estudos do filósofo francês Georges Bataille, sobre o conceito de Erotismo, as obras de Marcus Vinicius interpelam a denominação Corpo Injeto, tratando-o como um suporte viável aos entrelaçamentos com a obra de arte, através do acúmulo da matéria formal e conceitual sobre esse corpo que produz.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. O erotismo. São Paulo: Arx, 2004.
DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia? Gilles Deluze, Feliz Guattari. Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FURTADO, Beatriz. Corpo-Arquivo. In: Reticências... crítica de arte, Fortaleza, v.3, p.34-45, nov. 2011.
KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l’horreur. Paris: Éditions Du Seuil, 1980. p. 9 -18. NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre educação. São Paulo: Loyola, 2003.
TATE Gallery. Rachel Whiteread. Untitled (Rooms), 2001. Disponível em < http://www. tate.org.uk/art/artworks/whiteread-untitled-rooms-t07938/text-summary> Acesso em 05 out. de 2014.
VINÍCIUS, Marcus. O corpo – entre a performance e a arquitetura. In: Reticências... crítica de arte, Fortaleza, v.3, p.70-3, nov. 2011.
_____________. Estratégias Del cuerpo. Disponível em < https://www.youtube.com/ user/estrategiasdelcuerpo/videos> Acesso em 16 nov. de 2014.
_____________. Marcus Vinícius. Blog Portfólio. Disponível em < http://cargocollec- tive.com/marcusvinicius> Acesso em 16 nov. de 2014.
_____________. Marcus Vinícius. Perfil Facebook. Disponível em < https://www.fa- cebook.com/pages/Marcus-Vin%C3%ADcius/134994359854257> Acesso em 16 nov. de 2014.
WHITE Cube. Doris Salcedo. Biografia e Portfólio. Disponível em < http://whitecube. com/artists/doris_salcedo/> Acesso em 05 out. de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Danilo Moreira Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade