Subjetividade e corporalidade: elementos da arte digital

Autores

  • Vaneza Rita Silva Melo Federal University of Recôncavo da Bahia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234606112014114

Palavras-chave:

subjetividade , tecnologia , corpo , arte digital

Resumo

O presente trabalho faz uma reflexão sobre a arte digital e a relação que se estabelece entre o sujeito e o próprio corpo. Para entender esta relação, que inclui uma visão social e filosófica, elencaram-se características importantes da história da arte moderna e seus desdobramentos até chegar à arte digital. Os conceito de subjetividade e corporalidade são incorporados para explanar sobre a poética proposta na exposição A Arte Somos Nós que servirá como um estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vaneza Rita Silva Melo, Federal University of Recôncavo da Bahia

É jornalista e atualmente cursa o Bacharelado de Arte Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Referências

ARANTES, Priscila. @rte e Mídia - Perspectivas da estética digital. São Paulo, Editora Senac, 2005.

ARGAN, Giulio Carlo. Clássico e Romântico. In: . Arte Moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

CLARK, Lygia, GULLAR, Ferreira, Pedrosa, Mário. Lygia Clark - Arte Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1980.

DIAS, RMS. Notas introdutórias de uma analítica no campo das modelizações voca- cionais. In JACÓ-VILELA, AM., CEREZZO, AC., and RODRIGUES, HBC., orgs. Clio-psyché: fazeres e dizeres psi na história do Brasil [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 262-274. ISBN: 978-85-7982-061-8. Available from SciELO Books < books.scielo.org>.

FRICKE, Christiane. Novos Medioa. WALTHER, Ingo F. (org.). In: ____. Arte do Século XX. Köln, Taschen, 2010.

HARRISON, Charles.Modernismo. São Paulo, Cosac &Naify, 2001.

HAUSER, Arnold. Rococó, Classicismo e Romantismo. In: ____. A História Social da Arte e da Literatura. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

LÉVY, PIERRE. Entrevista Pierre Lévy. Revista ComCiência, versão online nº 131. Campinas, 2011. Disponível em http://comciencia.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1519-76542011000700013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 14 jun 2014.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. O mundo como imagem e como comunicação. In: ____. A cultura-mundo. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

MANSANO, Sonia Regina Vagas. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. São Paulo, UNESP, 2009. Disponível em http://www2.assis.unesp.br/revpsico/index.php/revista/article/viewFile/139/172. Acesso em 05 set 2014.

MIDLEJ, Dilson, PORTELA, Antonio Carlos. Texto Curatorial da exposição A Arte Somos Nós. In A Arte Somos Nós: questionamentos sobre o papel do fruidor na hipermodernidade. Cachoieira, 2014. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/223079270/A-ARTE-SOMOS-NOS-questoes-sobre-o-papel-do-fruidor-na-hipermodernidade. Acesso em 02 set 2014.

MEDEIROS, Izabella Maria. A Relação entre o corpo e subjetividade na obra de Lygia Clark. Maceió, 2009. Disponível em http://abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/185.%20a%20rela%C7%C3o%20entre%20corpo%20e%20 subjetividade%20na%20obra%20de%20lygia%20clark.pdf. Acesso em 13 jun 2014.

MELO, Zimaldo. A Arte Somos Nós: questionamentos sobre o papel do fruidor na hipermodernidade. Cachoieira, 2014. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/223079270/A-ARTE-SOMOS-NOS-questoes-sobre-o-papel-do-fruidor-na-hipermodernidade. Acesso em 12 abril 2014.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O mundo percebido. In: ____. Fenomologia da Percepção. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

MIRANDA, Luciana Lobo. Subjetividade: a (des)construção de um conceito. In: Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura. (Org.: SOUZA, Solange Jobim). Rio de Janeiro, 7Letras, 2005.

SEEGER, Anthony; da MATTA, Roberto; VIVEIROS de CASTRO, E.B. A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas. Rio de Janeiro, Boletim do Museu Nacional, 1979. Disponível em

TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo, Cosac Naif, 2001.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

MELO, Vaneza Rita Silva. Subjetividade e corporalidade: elementos da arte digital. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 114–129, 2014. DOI: 10.5965/2175234606112014114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/2175234606112014114. Acesso em: 21 nov. 2024.