La Formación Superior en Artes Mediatiazada por Dispositivos Hipermediales Dinámicos

Autores

  • Federico Buján National University of the Arts image/svg+xml
  • Patricia Silvana San Martín National Scientific and Technical Research Council image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013067

Palavras-chave:

formação superior em artes, perspectiva semiótica, dispositivo hipermedial dinâmico

Resumo

O presente artigo aborda aspectos da formação superior em artes utilizando Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) desde uma perspectiva semiótica. Baseia-se no referencial teórico-metodológico dos Dispositivos Hipermediais Dinâmicos (DHD) no entendimento de que a complexidade dos fenômenos em questão demanda de uma visão complexa e interdisciplinar para dar conta das múltiplas dimensões que os compõem. Após conceitualizar a noção de DHD e suas bases semióticas, apresenta-se um caso desenvolvido no âmbito de uma universidade pública da Argentina onde se realizou, no contexto de um projeto de pesquisa, uma experiência de formação superior em artes a partir da configuração de um DHD contextualizado em atenção à especificidade disciplinar. Finalmente, conclui-se que a abordagem adoptada resulta consistente para a conceitualização de problemáticas de mediatização educativa no âmbito do atual contexto físico- virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Federico Buján, National University of the Arts

Doutor em Humanidades e Artes pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Realizou estágio pós-doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor e pesquisador no Instituto Universitario Nacional del Arte (IUNA), bolsista pós-doutoral do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) desenvolvendo pesquisas na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas a contextos educativos e de pesquisa, e integra o Observatório da Formação de Professores de Artes (CAPES-MINCYT).

Patricia Silvana San Martín, National Scientific and Technical Research Council

Doutora em Humanidades e Artes (UNR), pesquisadora categoria Independente do CONICET, e docente-pesquisadora UNR categoria I (Argentina). Sua trajetória de pesquisa e desenvolvimento focaliza-se nas Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas a contextos educativos, de pesquisa e cidadania. É líder do programa de pesquisas Dispositivos Hipermediais Dinâmicos no Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de la Educación - IRICE (CONICET-UNR). Recebeu distinções nacionais e internacionais por sua produção.

Referências

BUJÁN, F. Interpenetración sistémica y procesos educativos. Semeiosis: Semiótica e Transdiciplinaridade em Revista, São Paulo, Nº 2, ECA-USP, maio de 2011. Disponível em: http://www.semeiosis.com.br/interpenetracion-sistemica-y-procesos-educativos/. Acesso em: set. 2013.

CULIOLI, A. Escritos. Buenos Aires: Santiago Arcos, 2010.

DEY, A.K.; SALBER, D.; ABOWD, G. A Conceptual Framework and a Toolkit for Supporting the Rapid Prototyping of Context-Aware Applications, anchor article of a special issue on Context-Aware Computing. Human-Computer Interaction (HCI) Journal, Vol. 16 (2- 4), 2001.

GUARNIERI, G. El modo interactivo del Dispositivo Hipermedial Dinámico (Tesis doctoral). Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional de Rosario (UNR), 2011.

LITWIN, E. Las configuraciones didácticas. Una nueva agenda para la enseñanza superior. Buenos Aires: Paidós, 1997.

LUHMANN, N. Sistemas Sociales: lineamientos para una teoría general. Barcelona: Anthropos, 1998.

MAINGUENEAU, D. Análisis de textos de comunicación. Buenos Aires: Nueva Visión, 2009.

PERAYA, D. Médiation et médiatisation: le campus virtual. Revue Hermès, Nº 25, Paris: CNRS Éditions, p. 153-167, 1999.

SAN MARTÍN, P. Hipertexto. Seis propuestas para este milenio, Buenos Aires: La Crujía, 2003.

SAN MARTÍN, P. Hacia un dispositivo hipermedial dinámico. Educación e investigación para el campo audiovisual interactivo. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes (UNQUI), 2008.

SAN MARTÍN, P. et al El Dispositivo Hipermedial Dinámico Campus Virtual UNR. Secretaría de Tecnologías Educativas y Gestión, Universidad Nacional de Rosario (UNR), 2010.

SAN MARTÍN, P.; TRAVERSA, O. (Comp.) El Dispositivo Hipermedial Dinámico Pantallas Críticas. Buenos Aires: Santiago Arcos, 2011.

TRAVERSA, O. Aproximaciones a la noción de dispositivo, Signo y Seña, Nº 12, Buenos Aires, Revista del Instituto de Lingüística, Universidad de Buenos Aires (UBA), p. 233-247, abril de 2001.

TRAVERSA, O. Dispositivo-Enunciación: en torno a sus modos de articularse. In: SAN MARTÍN, P. y TRAVERSA, O. El Dispositivo Hipermedial Dinámico Pantallas Críticas. Buenos Aires: Santiago Arcos, 2011, Cap. 1, p. 17-29.

VERÓN, E. La semiosis social: fragmentos de una teoría de la discursividad. Barcelona:Gedisa, 1987.

VERÓN, E. Fragmentos de un tejido. Barcelona: Gedisa, 2004.

VERÓN, E. Du sujet aux acteurs. La sémiotique ouverte aux interfaces. In: BOUTAUD, J-J; VERÓN, E. Sémiotique Ouverte. Itinéraires sémiotiques en communication. Paris: Lavoisier, Hermès Science, 2007.

VERÓN, E. La semiosis social, 2. Ideas, momentos, interpretantes. Paidós: Buenos Aires, 2013.

Downloads

Publicado

2014-01-29

Como Citar

BUJÁN, Federico; SAN MARTÍN, Patricia Silvana. La Formación Superior en Artes Mediatiazada por Dispositivos Hipermediales Dinámicos. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013067. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4225. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática