A EXPERIÊNCIA DA QUEDA: A Noção de Vertigem no Instante Fotográfico
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605092013062Palavras-chave:
instante, imagem, fotografia, vertigemResumo
Desenvolvido com base em uma abordagem filosófica e estética, este artigo analisa, em um primeiro momento, o conto Descida ao Maelström, de Edgar Allan Poe, trabalhando, com o conceito de instante fotográfico, a ideia de vertigem a partir da imagem literária. Posteriormente, o conceito é exploradopor meiodo objeto pictórico, A incredulidade de São Tomé, de Caravaggio, no qual o instante fotográfico aparece no confronto fulgurante entre o tangível e o visível,encenando, dessa maneira, o silêncio do mundo. Por fim, analisa-seo vídeo Sal e Prata de Rodrigo Braga no qual o instante fotográfico surge de forma intermitente, refletindo a dicotomia de um Eu que não cessa de buscar sua contra parte perdida no âmbito profuso das imagens digitais, confundindo-se, consequentemente, com aquilo que lhe é extrínseco.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. O Ar e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação do movimento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2008.
BAUDRILLARD, Jean. A Troca impossível. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 1923-97. 1. Reimp. 2004, São Paulo: Cosac Naify, 2000.
BRAGA Rodrigo. Sal e prata. vimeo.com3427445, 2010.
BRAGANÇA DE MIRANDA A., José. Queda sem fim. Lisboa: Nova Vega, Limitada, 2006.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Coleção ofício de arte e forma, Campinas, SP: Papirus, 1994.
FORBES, Jorge. In: http://www.jorgeforbes.com.br/br/avesso-do-avesso/extimidade.html. Acesso em 30/05/2013.
FLORES GONZÁLEZ, Laura. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? Coleção Arte & Fotografia, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FLUSSER, Vilém. Ensaiosobre a fotografia: paraumafilosofia da técnica. Coleção Mediações, Lisboa: RelógioD’ÁguaEditores, 1998
______________. A História do diabo. Coleção comunicações, 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008.
FREUD, Sigmund. Mais além do princípio do prazer. In: Obras completas de Sigmund Freud, v. VIII, Rio de Janeiro: Editora Delta S.A.
LONGHI, Roberto. Caravaggio / Roberto Longhi. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.
NIETZSCHE W., Friedrich. A origem da tragédia. 12. ed. São Paulo, 2004.
PAGLIA, Camille. Personas Sexuais: Arte e decadência de Nefertite a Emily Dickson. 1. ed. 4. reimp., São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
POE A., Edgar. Descida ao Maelström. In: Queda sem fim, Lisboa: Nova Vega, Limitada, 2006.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: Perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 André Figueiredo da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade