Mediação, Formação e Políticas Públicas nos Anos de 1990 na Cidade de Jacareí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604072012047

Palavras-chave:

Memória, Exposição de artes visuais, Formação e mediação

Resumo

O estudo apresentado neste artigo é uma reflexão sobre uma série de atividades educativas desenvolvidas a partir de exposições de artes visuais, organizadas pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jacareí/São Paulo, na década de 1990, que se traduziram como ações mediadoras entre a arte e os diferentes públicos envolvidos.  Ao recuar no tempo, o artigo toma uma das dezessete exposições realizadas e catalogadas, e, por meio de uma descrição analítica, busca compreender os propósitos que gestaram estes projetos, os modos como os mesmos foram planejados e construídos, o seu alcance e impacto, além de reverberações, ao longo do tempo, para o ensino de arte.  Sendo assim, o principal objetivo é analisar o sentido de mediação atrelado à formação, de maneira mais abrangente. Para tal análise, tomamos materiais, tais como documentos oficiais e narrativas de pessoas que estiveram envolvidos neste processo, de modo a oferecer uma avaliação crítica das políticas públicas de então.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Alexandre de Oliveira, Londrina State University

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor Adjunto "A" da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ALMEIDA, J. L. V. A Mediação: Paulo Freire e István Mészáros. In: V Encontro do Fórum Internacional Paulo Freire: caminhando para uma cidadania multicultural, 2004, Porto. IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: caminhando para uma cidadania multicultural, 2004. p. 1-15

BARBOSA, A.M. A imagem do ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

_________ (org.). Arte - educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez,1997.

_________ Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BOSI, E. Memória e sociedade - lembranças de velhos. 3ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994. 484p.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1991.

CASA DA GRAVURA. Ensino da arte - a gravura como meio. Jacareí: Casa da Gravura, 1998. (Catálogo)

COELHO, J. T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1994.

FREIRE, M. et al. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

MARTINS, M. C.F. Mediação: Provocações Estéticas. São Paulo, UNESP,v.1 n.1, 2005.

MARTINS, M. C.F. Curadoria educativa: Uma pesquisa com educadores In: Cultura visual e desafios da pesquisa em artes, 2005, Goiânia. Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual-Faculdade de Artes Visuais/UFG, 2005. v. 02. p. 533-540.

NÓVOA, A. Profissão professor.Porto: Porto, 1995.

OLIVEIRA, R. A. A ação cultural como caminho para o ensino de arte na instituição. São Paulo: Anais do Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, vol. I: 268-272, 1996.

________ A casa da gravura – o ensino e a arte contemporânea. Jacareí: Secretaria Municipal de Educação, 1998. (Projeto de atuação)

________ Exposição aspectos da natureza. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1995. (convite/ catálogo)

OTT, R. W. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997

REBOUÇAS, M. L. M. Aprendizagem pela mediação de um material educativo. In: Cultura visual e desafios da pesquisa em artes, 2005, Goiânia. Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual-Faculdade de Artes Visuais/UFG, 2005. v. 02. p. 533-540.

SANT’ANNA, R. N. Caderno de atividades educativas elaborado para a exposição aspectos da natureza. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1995. (caderno)

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (org.) Profissão professor. Portugal: Porto, p. 63-92, 1995.

SCHULZ, Sueli Perão et all. Árvores.Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1998. (projeto) _______ Uma viagem pelo corpo humano. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1999. (projeto)

RIZZI, M. C. Leitura de fragmentos - relato de uma experiência completa a partir de um acervo incompleto. São Paulo: ECA-USP, 1990. (Dissertação/ Mestrado).

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação profissional. Petrópolis, RJ; Vozes, 2002.

TUAN, Yi-Fu, Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL,1983. _____. Paisagens do medo. São Paulo: UNSP, 2005.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. Mediação, Formação e Políticas Públicas nos Anos de 1990 na Cidade de Jacareí. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 7, 2013. DOI: 10.5965/2175234604072012047. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3337. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática