Editorial: As artimanhas do grotesco no contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0001

Palavras-chave:

grotesco, arte contemporânea, categorias estéticas

Resumo

Editorial do dossiê temático: As artimanhas do grotesco no contemporâneo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Afonso Medeiros Souza, Federal University of Para

Paraense de Belém, Afonso Medeiros é Professor Titular de Estética e História da Arte do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenador do GP História, Arte e Saberes Estéticos (G.PHASE) do PPGArtes-UFPA/CNPq. Graduado em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (1985); especialista em Belas Artes/Arte-Educação (Teacher Training Program) pela Universidade de Shizuoka (Japão, 1988), com monografia sobre a arte e o design tradicional japonês; mestre em Ciências da Educação/Arte-Educação, também pela Universidade de Shizuoka (1996), com dissertação sobre o ideograma como signo estético; e doutor em Comunicação e Semiótica/Intersemiose na Literatura e nas Artes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), com estágio sanduíche de estudo/pesquisa na Japan Foundation Japanese-Language Institute (Kansai) e tese sobre a gravura japonesa dos séculos XVIII e XIX como crônica visual. Realizou Pós-Doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA, 2017-18) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP, Comitê de Teoria, Crítica e História da Arte), da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). 

Marcos Villela Pereira, Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul

Formado em Filosofia; concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela PUC/SP em 1996 e realizou estágio pós-doutoral na UNLP/Argentina. Atuou como Coordenador do PPGEdu e Diretor da Faculdade de Educação da UFPel. Foi Diretor do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André/SP. Atuou em diversos programas de construção curricular em redes municipais e estaduais, destacando-se a atuação nas duas primeiras versões da BNCC, junto à SEB/MEC. Tem expressiva atuação junto a sociedades científicas, com destaque para a Federação de Arte-Educadores do Brasil, da qual foi Secretário Geral e Presidente, e a Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação, na qual coordenou o Comitê Científico. Foi Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde também atuou como Coordenador do PPGEdu e Diretor da Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

SOUZA, José Afonso Medeiros; PEREIRA, Marcos Villela. Editorial: As artimanhas do grotesco no contemporâneo. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–10, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24110. Acesso em: 27 abr. 2024.