Insulte para renovar, destrua para construir: retificando os desastres da guerra de Francisco Goya

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0002

Palavras-chave:

Francisco Goya, desastres da guerra, Jake & Dinos Chapman, terrorismo cultural

Resumo

Em 2003, os irmãos Chapman compraram 80 originais de Goya com objetivo de usá-los em sua obra. Este ato polemizou o compromisso que se espera do proprietário, bem como os limites artísticos, em vista que imagens autênticas foram retificadas. Da contextualização do conjunto de gravuras conhecido como os Desastres da Guerra à interpretação da obra Insult to Injury, neste artigo propomos analisar o sentido do ataque que vitimou um dos maiores exemplares da arte. Cumpre informar que foi constatado que subiste sentido no ato nomeado como vandalismo cultural, capaz de potencializar e ressignificar as obras retificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon José Alves dos Anjos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Artes Visuais pela Escola de Música e Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG), 2021. Mestrado em Arte Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), 2016. Graduado em Superior de Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), 2011. Graduação em CTS Marketing (UNINTER), 2021. Professor colaborador do departamento de artes visuais da UNESPAR, Campus Curitiba II, onde esteve responsável pelas disciplinas: Pintura II, Desenho II e Processos e Procedimentos Artísticos Bidimensionais (2017-2019). Avaliador ad hoc nos seguintes periódicos: Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes, 2018-2021; Palíndromo, 2018-2021 e Ícone: Revista Brasileira de História da Arte, 2018-2021. Colunista colaborador da revista virtual R.Nott Magazine, 2015-2018. Experiência na área de Artes Plásticas, Educação e Poéticas. Atua nos seguintes temas: Falsificação de obras de arte, autoria e processos criativos. Premiado em editais promovidos por salões e instituições nacionais.

Referências

BAREAU, Thomas; JULIET, Wilson. Goya's Prints, The Tomás Harris Collection in the British Museum. London: British Museum Publications, 1981.

BATTCOCK, Gregory. A nova arte. Trad. Cecília Prada e Vera de Campos Toledo. Ed. 2ª. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.108.

CERVANTES, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. Edición del IV centenário. Real Academia Española: Madrid, 2004.

HUGHES, Robert. Goya. New York: Alfred A. Knopf, 2003.

JONES, Jonathan. Look what we did. The Guardian, publicado em 31 March 2003. Disponível em https://www.theguardian.com acesso 12/02/2022.

MAISAH, Robinson. Review of Francisco Goya's Disasters of War. Associated Press, 2006.

MATILLA, José Rodríguez Manuel: Tristes presentimientos de lo que ha de acontecer em Goya en tiempos de Guerra, Madrid: Museo Nacional del Prado, pp. 280-281. 2008. /disponível em: https://www.museodelprado.es acesso 24/02/2022.

MATILLA, José Rodríguez Manuel: Estampas españolas de la Guerra de la Independencia: propaganda, conmemoración y testimonio, en Cuadernos Dieciochistas. Salamanca, Universidad de Salamanca, n. 8, 2007, págs. 260-265. Disponível em: http://www.siglo18.org/en/publications/cuadernos-dieciochistas/ acesso em 12/02/2022.

MONACHESI, Juliana. Vandalismo Conceitual. Folha de São Paulo, 2013. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1307200304.htm acesso em 05/02/2022.

SÁNCHEZ, Rafael Mantero. Fernando VII Los Borbones. Madrid: Arlanza, 2001.

SAYRE, Eleanor Axson. The Changing Image: Prints by Francisco Goya. Boston: Museum of Fine Arts, 1974.

STOICHITA, Victor; CODERCH, Anna Maria. Goya: The Last Carnival. London: Reaktion books, 1999.

TAYLOR, Matthew. Comedy Terrorist gets 28 days’ jail, 2003. The Guardian: Disponível em: https://www.theguardian.com/uk/2003/nov/25/arts.artsnews1 acesso em 05/03/2022.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

ANJOS, Marlon José Alves dos. Insulte para renovar, destrua para construir: retificando os desastres da guerra de Francisco Goya. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 01–25, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0002. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23371. Acesso em: 24 abr. 2024.