Insulte para renovar, destrua para construir: retificando os desastres da guerra de Francisco Goya
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0002Palavras-chave:
Francisco Goya, desastres da guerra, Jake & Dinos Chapman, terrorismo culturalResumo
Em 2003, os irmãos Chapman compraram 80 originais de Goya com objetivo de usá-los em sua obra. Este ato polemizou o compromisso que se espera do proprietário, bem como os limites artísticos, em vista que imagens autênticas foram retificadas. Da contextualização do conjunto de gravuras conhecido como os Desastres da Guerra à interpretação da obra Insult to Injury, neste artigo propomos analisar o sentido do ataque que vitimou um dos maiores exemplares da arte. Cumpre informar que foi constatado que subiste sentido no ato nomeado como vandalismo cultural, capaz de potencializar e ressignificar as obras retificadas.
Downloads
Referências
BAREAU, Thomas; JULIET, Wilson. Goya's Prints, The Tomás Harris Collection in the British Museum. London: British Museum Publications, 1981.
BATTCOCK, Gregory. A nova arte. Trad. Cecília Prada e Vera de Campos Toledo. Ed. 2ª. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.108.
CERVANTES, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. Edición del IV centenário. Real Academia Española: Madrid, 2004.
HUGHES, Robert. Goya. New York: Alfred A. Knopf, 2003.
JONES, Jonathan. Look what we did. The Guardian, publicado em 31 March 2003. Disponível em https://www.theguardian.com acesso 12/02/2022.
MAISAH, Robinson. Review of Francisco Goya's Disasters of War. Associated Press, 2006.
MATILLA, José Rodríguez Manuel: Tristes presentimientos de lo que ha de acontecer em Goya en tiempos de Guerra, Madrid: Museo Nacional del Prado, pp. 280-281. 2008. /disponível em: https://www.museodelprado.es acesso 24/02/2022.
MATILLA, José Rodríguez Manuel: Estampas españolas de la Guerra de la Independencia: propaganda, conmemoración y testimonio, en Cuadernos Dieciochistas. Salamanca, Universidad de Salamanca, n. 8, 2007, págs. 260-265. Disponível em: http://www.siglo18.org/en/publications/cuadernos-dieciochistas/ acesso em 12/02/2022.
MONACHESI, Juliana. Vandalismo Conceitual. Folha de São Paulo, 2013. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1307200304.htm acesso em 05/02/2022.
SÁNCHEZ, Rafael Mantero. Fernando VII Los Borbones. Madrid: Arlanza, 2001.
SAYRE, Eleanor Axson. The Changing Image: Prints by Francisco Goya. Boston: Museum of Fine Arts, 1974.
STOICHITA, Victor; CODERCH, Anna Maria. Goya: The Last Carnival. London: Reaktion books, 1999.
TAYLOR, Matthew. Comedy Terrorist gets 28 days’ jail, 2003. The Guardian: Disponível em: https://www.theguardian.com/uk/2003/nov/25/arts.artsnews1 acesso em 05/03/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marlon José Alves dos Anjos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade