Arte têxtil e gênero: um mapeamento de produções têxteis globais no livro Unravelling Women’s Art

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0013

Palavras-chave:

arte têxtil, mulheres artistas, história da arte

Resumo

Como costurar a história das artes têxteis com questões de gênero? No livro Unravelling Women's Art: Creators, Rebels & Innovators in Textile Arts, da historiadora da arte britânica PL Henderson, exploram-se as produções têxteis globais em um recorte de gênero, em uma espécie de mapeamento de produções, movimentos, iniciativas e artistas. A partir de um envolvimento curatorial em um projeto de mapeamento de artistas nas redes sociais, a autora construiu a publicação sob uma perspectiva de compilação, dividindo os capítulos por tópicos relevantes dentro das produções têxteis históricas e contemporâneas. Distanciando-se de uma abordagem universalizante, tampouco exclusivista ou segregacionista, a relação entre têxtil e gênero foi estabelecida a partir de uma análise histórica da prática, frequentemente culturalmente associada às mulheres em diferentes contextos globais. Apesar do foco em nações hegemônicas, há um aparente desejo de explorar essas produções em diferentes contextos socioculturais, como em povos indígenas e países do sul global, por exemplo. Dessa maneira, o livro explora produções, perspectivas e possibilidades nas artes têxteis produzidas por mulheres, tanto no campo das artes visuais quanto, em alguns momentos, fora dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Mazzoni Armando Sant’Anna, University of Brasília

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Poéticas Transversais, bacharela em Artes Visuais (2017) pela mesma instituição, e artista visual. Investiga as possibilidades de expansão do desenho a partir do bordado, criando um diálogo entre as duas linguagens pelo elemento da linha. Explora o corpo e suas possibilidades sensíveis, perpassando temas como tempo, memória, identidade, vivência e processos de criação. 

Nivalda Assunção de Araujo, University of Brasília

Professora Associadada da Universidade de Brasília. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1324439742747081. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2510-0617. E-mail: nivaldaassuncao@gmail.com

Referências

CÁURIO, Rita. Artêxtil no Brasil: Viagem pelo Mundo da Tapeçaria. Rio de Janeiro: Primor, 1985.

HENDERSON, PL. Unravelling Women‘s Art: Creators, Rebels & Innovators in Textile Arts. 1. ed. Reino Unido: Aurora Metro & Supernova Books, 2022.

SANT‘ANNA, Júlia Mazzoni Armando. Entre tramas: vivências através do bordado. Orientador: Prof. Dr. Vicente Martinez Barrios. 2022. 44 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Visuais) - Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan. Revista Proa, Campinas, v. 2, p. 1-19, 2010. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002184146. Acesso em: 24 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

SANT’ANNA, Júlia Mazzoni Armando; ARAUJO, Nivalda Assunção de. Arte têxtil e gênero: um mapeamento de produções têxteis globais no livro Unravelling Women’s Art. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23175. Acesso em: 27 abr. 2024.