Conversações e contágios: o que se passa em uma escrita coletiva atravessada pelos encontros “sábados com Deleuze”?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615352023133

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, “Sábados com Deleuze”, Práticas artísticas, Pesquisa em educação

Resumo

Este ensaio é fruto dos encontros do grupo de estudos “Sábados com Deleuze”, ocorridos de 2015 a 2019, na Universidade Federal de Santa Maria – RS/Brasil, com o objetivo de problematizar as conversações e os contágios que as obras estudadas dispararam no encontro com práticas artísticas e a pesquisa em educação. Algumas imagens compõem o texto, dando expressão às experimentações que ocorreram nesse sentido ao longo dos encontros de estudos. Em uma movimentação biografemática (BARTHES, 2003), este trabalho foi produzido a oito mãos, isto é, por quatro singularidades povoadas por uma polifonia de vozes que ressoam e são sinalizadas nesta escrita como: 1º, 2º, 3º e 4º par de mãos. Cada autor/a tecia sua escrita e enviava para o par subsequente, explorando regiões ainda não imaginadas. As zonas textuais resultantes desse procedimento de escrileitura (CORAZZA, 2008) intentam convidar o/a leitor/a a explorar modos de ver, ler, escrever, viver na academia em inter-relação com arte e filosofia enquanto campos de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Externa do Curso de Graduação a Distância de Educação Especial da UFSM, RS e professora do Curso de Pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), em Restinga Seca, RS. E-mail: vicardonetti@gmail.com CV: http://lattes.cnpq.br/1649742737541059

Francieli Regina Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha de Pesquisa Educação e Artes da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: francieligarlet@yahoo.com.br CV: http://lattes.cnpq.br/2799676382347296

Cristian Poletti Mossi, Federal University of Rio Grande do Sul

Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Educação (Linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo).

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Departamento de Metodologia do Ensino e no Programa de Pós-graduação em Educação (Linha de pesquisa Educação e Arte). E-mail: marilda.oliveira@ufsm.br CV: http://lattes.cnpq.br/7835230852202032

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Mario Laranjeira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

CORAZZA, Sandra Mara. Os cantos de Fouror: escrileitura em filosofia-educação. Porto Alegre: Sulina, Editora UFRGS, 2008.

CORAZZA, Sandra et al. (org.) Biografemática na Educação: Vidarbos. Caderno de Notas 7. Porto Alegre: Doisa, 2015.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Trad. de Luiz Roberto Salinas Fortes. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. de Bento Prado Junior y Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 1, v. 3. 2. ed. Trad. de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão y Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v. 4. 2. ed. Trad. de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012b.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. Trad. de Lara de Malimpensa. São Paulo: n-1 edições, 2015.

DIAS, Susana Oliveira. Escuta inumana: murmúrios de uma vida irrepresentável pelo grito arquivista... In: Leitura: Teoria & Prática, 32:62, (2014): 155-167. Disponível em: http://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/viewFile/247/146. Acesso em: 24 mar. 2017.

FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. Coleção Ditos e escritos V. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil – um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Trad. y notas de Tomaz Tadeu. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

CARDONETTI, Vivien Kelling; GARLET, Francieli Regina; MOSSI, Cristian Poletti; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Conversações e contágios: o que se passa em uma escrita coletiva atravessada pelos encontros “sábados com Deleuze”?. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 133–155, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023133. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22866. Acesso em: 21 nov. 2024.