Considerações sobre a escrita assêmica: o caso de Mirtha Dermisache

Autores

  • Belén Gache Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613312021008

Palavras-chave:

escrita assêmica, escrita para ver, escrita de artista

Resumo

O texto aborda a escrita da artista argentina Mirtha Dermisache, uma das principais devotas da escrita assêmica. Seus textos se desdobram em uma série de diferentes sistemas de escrita nos quais nos deparamos com traços que se desenvolvem a partir dos conceitos de repetição, alternância, simetria e ritmo em uma forma de escrita sem um conteúdo semântico preciso. Como carecem de palavras, o leitor só pode olhar para elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Belén Gache, Universidad de Buenos Aires

Artista e escritora argentina com formação em História e Filosofia da Arte na Universidade de Buenos Aires onde também foi professora de Narratologia e Teoria Literária. Vive em Madrid desde os anos 1990 onde tem realizado videopoemas, instalações sonoras, poesia eletrônica e outros processos híbridos. E-mail: belengache@gmail.com

Referências

BARTHES, R. Variaciones sobre la escritura. Buenos Aires: Paidós, 2003.

DALÍ, S. L’Âne pourri, Le Surréalisme au service de la révolution, no 1, julio de 1930.

DERRIDA, J. L’écriture et la différence. Paris: Seuil, 1967.

DERRIDA, J. De la grammatologie. Paris: Minuit, 1968.

DERRIDA, J. Dissemination. Paris: Seuil, 1972.

DRUCKER, J. Figuring the world. New York: Granary Books, 1998.

FLAHUTEZ, F. Le lettrisme historique était une avant-garde. Dijon: Les presses du réel, 2011.

FOUCAULT, M. Esto no es una pipa. Ensayo sobre Magritte. Barcelona: Anagrama, 1981.

GACHE, B. Escrituras nómades, del libro perdido al hipertexto. Gijón: Trea, 2006.

JAKOBSON, R. The sound and shape of language. Berlin-New York: Mouton de Gruyter, 2002.

KHLEBNIKOV, V. The king of time: poems, fictions, visions of the future. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

KITTLER, F. Gramophone, film, typewriter. California: Stanford University Press, 1999.

LACAN, J. Seminario XI. Buenos Aires: Paidós, 2008.

LEROI GOURHAN, A. Le geste et la parole. Paris: Albin Michel, 1964.

LÉVI-STRAUSS, C. Tristes tropiques. Paris: Pocket, 2001.

MALLARMÉ, S. Antología. Madrid: Visor, 1991.

MICHAUX, H. Escritos sobre pintura. Murcia: Colegio Oficial de Aparejadores y Arquitectos Técnicos de la Región de urcia, 2007.

PAZ, O. Los signos en rotación. En: PAZ, O. El arco y la lira: Colombia, Fondo de Cultura Económica, 1994.

PROUST, M. Sur la lecture. Arles: Actes-Sud, 1993.

TODOROV, T. Théories du symbole. Paris: Seuil, 1985.

VALÉRY, P. Concerning a Throw of the Dice. En: MATHEWS, J. (Org.). Collected Works of Paul Valéry, vol. 8. Princeton: Princeton University Press, 2015.

Publicado

2021-09-01

Como Citar

GACHE, Belén. Considerações sobre a escrita assêmica: o caso de Mirtha Dermisache. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 8–23, 2021. DOI: 10.5965/2175234613312021008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/20827. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática