A propósito de Pieter Bruegel, O Quadro ou a esfera infinita. Por uma reforma teológico-política do entendimento

Autores

  • Laurent Bove UFR sciences humaines, sociales et philosophie - Université de Picardie Jules Verne (UPJV)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613302021109

Palavras-chave:

Verdade efetiva, Imaginação, Imanência, Segunda natureza, Esfera infinita

Resumo

A obra pintada de Bruegel se situa no início de um período de profundas comoções cujo episódio final, Spinoza viveu. A unidade intrínseca de um período histórico vincula, portanto, o pintor e o filósofo: é a unidade de uma luta pela liberdade de expressão. Essa simetria, antes, histórica, do pintor e do filósofo, suscitava a hipótese de outra simetria, epistemológica, entre a imagem e o conceito. Essa dupla simetria está no princípio das minhas interrogações. Será que, como um século mais tarde em Spinoza, o trabalho pictórico de Bruegel já não produzia um dispositivo teórico peculiar que, no seu domínio próprio, refletia “sobre” – e a partir “de” – a distinção entre imaginação e entendimento? Essa questão e a convicção de uma atividade cognitiva da arte envolviam ao mesmo tempo uma hipótese de trabalho e minhas motivações epistemológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurent Bove, UFR sciences humaines, sociales et philosophie - Université de Picardie Jules Verne (UPJV)

Professor de filosofia na UFR sciences humaines, sociales et philosophie - Université de Picardie Jules Verne (UPJV), pesquisador na UMR 5037/ ENS-LSH - Ecole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. 2 ed. Brasília: Edunb/HUCITEC, 1993.

BOÉTIE, Étienne de la. Discurso sobre a servidão voluntária. [1548]. São Paulo: Edipro, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

BOVE, Laurent. Pieter Bruegel, Le tableau ou la sphère infinie, Pour une réforme théologico-politique de l’entendement. Paris, Vrin, 2019.

DVORAK, Max. Pieter Bruegel, der Altere: Siebenunddreissig farbenlichtdrucke nach seinen hauptwerken in wien und eine einfuhrung in seine Kunst. Wien: Verlagsgesellschaft Eduard Holzel & Co., gesellschaft M.B.H. aus der Osterreichischen Staatsdruckerei in Wien, 1921.

ESPINOSA, Baruch. Tratado teológico-político. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 2014.

MAQUIAVEL. O príncipe. São Paulo: Penguin, 2010.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Editora 34, 2016.

SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FRANCASTEL, Pierre. Bruegel. Paris: Hazan, 1995.

TOLNAY, Charles de. Pierre Bruegel l’Ancien. Paris: Nouvelle Societe d'Editions, 1935.

VAN MANDER, Karel. Le Livre Des Peintres: Vies Des Plus Illustres Peintres Des Pays-Bas Et d'Allemagne. Tome I. Paris: Les Belles Lettres, 2002.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

BOVE, Laurent. A propósito de Pieter Bruegel, O Quadro ou a esfera infinita. Por uma reforma teológico-política do entendimento: . Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 109–126, 2021. DOI: 10.5965/2175234613302021109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/20118. Acesso em: 19 mar. 2024.