Reverberação, gesto desencarnado, performance: a dimensão performativa da palavra na arte pública

Autores

  • Rodrigo Maceira PGEHA - USP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613302021291

Palavras-chave:

Palavra-performer, performance, ato performativo, liminoide, espaço de performação

Resumo

O artigo propõe um percurso teórico de observação da dimensão performativa da palavra na arte pública, a partir dos enquadramentos da performance nos trabalhos de Turner, Féral e Zumthor. Colocando em contato perspectivas e conceitos de diferentes campos das ciências humanas, a saber, a antropologia, as artes cênicas e a literatura, a abordagem busca tornar possível a descrição do seu objeto de interesse – palavras luminosas operadas por artistas em espaços públicos – como uma das expressões da performance na arte contemporânea. Para tanto, apresenta e relaciona as noções de liminoide/protoestrutura (TURNER, 1982, 2013), teatralidade e ato performativo (FÉRAL, 2015), e situação performancial (ZUMTHOR, 2014).

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Biografia do Autor

Rodrigo Maceira, PGEHA - USP

Doutor em Artes pelo PGEHA - USP, tem pesquisa em estética das mídias e performance. Publicou as
coletâneas de contos Até de repente e Um céu diferente daquele de lá. É membro do Colabor, grupo de pesquisa coordenado por Artur Matuck (ECA-USP), na linha Processos Criativos em Artemídia, e professor na ESPM, em São Paulo. rodrigo.maceira@usp.br | www.rodrigomaceira.com.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

MACEIRA, Rodrigo. Reverberação, gesto desencarnado, performance: a dimensão performativa da palavra na arte pública. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 291–303, 2021. DOI: 10.5965/2175234613302021291. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19469. Acesso em: 23 dez. 2024.