Reverberação, gesto desencarnado, performance: a dimensão performativa da palavra na arte pública

Autores

  • Rodrigo Maceira PGEHA - USP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613302021291

Palavras-chave:

Palavra-performer, performance, ato performativo, liminoide, espaço de performação

Resumo

O artigo propõe um percurso teórico de observação da dimensão performativa da palavra na arte pública, a partir dos enquadramentos da performance nos trabalhos de Turner, Féral e Zumthor. Colocando em contato perspectivas e conceitos de diferentes campos das ciências humanas, a saber, a antropologia, as artes cênicas e a literatura, a abordagem busca tornar possível a descrição do seu objeto de interesse – palavras luminosas operadas por artistas em espaços públicos – como uma das expressões da performance na arte contemporânea. Para tanto, apresenta e relaciona as noções de liminoide/protoestrutura (TURNER, 1982, 2013), teatralidade e ato performativo (FÉRAL, 2015), e situação performancial (ZUMTHOR, 2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Maceira, PGEHA - USP

Doutor em Artes pelo PGEHA - USP, tem pesquisa em estética das mídias e performance. Publicou as
coletâneas de contos Até de repente e Um céu diferente daquele de lá. É membro do Colabor, grupo de pesquisa coordenado por Artur Matuck (ECA-USP), na linha Processos Criativos em Artemídia, e professor na ESPM, em São Paulo. rodrigo.maceira@usp.br | www.rodrigomaceira.com.

Referências

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 2013.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

PARRA, Regina. Entrevista VI. [Entrevista concedida a] Rodrigo Maceira. São

Paulo, jul. 2020.

SCHECHNER, R. Between theater and anthropology. Philadelphia: University of Philadelphia

Press, 1985.

SCHECHNER, R. “O que é performance?” In: O percevejo, ano 11, 2003, n. 12, p. 25

a 50.

SCHECHNER, R.; LIGIERO, Zeca (Org.). Performance e antropologia de Richard

Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

TURNER, Victor. From ritual to theatre. The human seriousness of play. New York:

PAJ Publications, 1982.

TURNER, Victor. “The Anthropology of Performance”. In: The Anthropology of performance.

PAJ Publication: Nova York, 1987.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Rio de Janeira: Vozes,

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. SP: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. La poesía y la voz en la civilización medieval. Madrid: Abad Editores,

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014..

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

MACEIRA, Rodrigo. Reverberação, gesto desencarnado, performance: a dimensão performativa da palavra na arte pública. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 291–303, 2021. DOI: 10.5965/2175234613302021291. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19469. Acesso em: 21 nov. 2024.