A ranhura da alma cria a fenda do sufoco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612282020238

Palavras-chave:

Processos Criativos, Corpo, Fotografia

Resumo

O Ensaio visual referente a este resumo, constituído de oito fotografias, foi produzido durante a disciplina Projeto em Corpo Artístico do curso de Arte da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO e apresenta a temática “O Corpo nas Ranhuras”. Após leituras de autores como David Le Breton em específico seu livro “A Sociologia do Corpo” (1992) onde são abordados assuntos que apresentam a corporeidade humana enquanto fator social, sendo o corpo uma realidade mutante, um fato do imaginário social, um elemento de ligação com a energia coletiva e espaço para expressão de ideias. A Teoria do “Corpomídia”(2002) de Helena Katz e Christine Greiner, que trata do saber corporal adquirido nas relações de troca estabelecidos com o espaço também fundamentaram conceitualmente a ação. A partir dos textos lidos com sua, foi proposto uma série de performances fotográficas que exploram as relações do corpo com o espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigo Caldas, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Artes pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, especialista em Arte na Escola e graduado em Arte Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Atua como professor de Arte pela Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Atualmente atua como docente no curso de Arte da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Foca suas pesquisas em torno dos Estudos da Educação em Visualidades, Cultura Visual, Gênero. e das questões da Educação, Ensino da Arte, Currículo, Metodologias. É coordenador do Projeto de Extensão LIAV - Laboratório de Investigação em Artes Visuais Membro do Grupo de Pesquisa em Arte - Unicentro Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens, ARTEI - UEM.

Maria Fernanda Mioranza dos Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduanda em Arte pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), extensionista no projeto: Grupo de Estudos em Teatro e Educação- GETED. Foca seus estudos nos imbricamentos entre Artes Visuais e Artes Cênicas, desenvolvendo a pesquisa “A Evolução do Grotesco” sobre a anatomia grotesca durante o renascimento, o corpo e o grotesco visto na atualidade, mais especificamente dentro do campo visual. Tem experiência na área de arte, dando ênfase nas Artes Cênicas, com maior produção em performances, coreografias, e peças teatrais.

Caio Eduardo Kulkamp de Paula, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Artista Visual e Estudante. Professor formado no curso de Formação de Docentes (Magistério) pelo Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper - EMPN com enfoque nos anos inicias e ensino fundamental I. Atualmente é acadêmico do curso de Arte na Universidade Estadual do Centro- Oeste - UNICENTRO, membro do grupo de Pesquisa em Artes, extensionista participante nos projetos: - Laboratório de investigação em Artes Visuais - LIAV e - Grupo de Estudos em Teatro e Educação - GETED na mesma instituição de ensino e extensionista bolsista Pibis no Projeto EPA! (Experimentações e Produções em Arte). Foca suas pesquisas em torno de questões da Cultura Visual, Gênero, Sexualidade, Cena Drag e Teoria Queer. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Artes Visuais com maior produção em colagem digital e Artes Plásticas como a gravura.

Referências

LÊ BRETON, D. 1953- A sociologia do corpo / David Lê Breton; 2. ed. tradução de Sônia M.S. Fuhrmann. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

KATZ, H; GREINER, C. A Natureza Cultural do Corpo. In: Lições de Dança 3. SOTER, Silvia & PEREIRA, Roberto (org.): pág. 77-98. UniverCidade Ed., Rio de Janeiro, 2002.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

CALDAS, Felipe Rodrigo; SANTOS, Maria Fernanda Mioranza dos; PAULA, Caio Eduardo Kulkamp de. A ranhura da alma cria a fenda do sufoco. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 28, p. 238–252, 2020. DOI: 10.5965/2175234612282020238. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16481. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Proposições, registros e relatos artísticos