Cartografando a matéria: uma entrevista com o artista Sindri Mendes sobre a exposição ‘Devir’
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020223Palavras-chave:
Arte Contemporânea, arte brasileira, pesquisa em arte, Sindri MendesResumo
A exposição “Devir” foi idealizada pela curadora Cecília Cánepa e permaneceu aberta ao público entre os meses de março e abril de 2017 no “Museo de Arte Contemporaneo Latinoamericano – MACLA” na cidade de La Plata, Argentina. A exposição contou com centenas de objetos elaborados pelo artista visual paraense Sindri Mendes que também participou da organização da mostra. Em “Devir”, Sindri apresenta ao público pinturas, esculturas, instalações e construções em vídeo desenvolvidas durante um percurso poético de pelo menos sete anos. Na entrevista, o artista comenta detalhes sobre seu processo criativo, referências utilizadas para a elaboração das peças, dentre outras falas que podem contribuir para a expansão do olhar a respeito da pesquisa em arte no chamado “campo ampliado” da arte contemporânea.
Downloads
Referências
CÁNEPA, Cecília. Devir: Sindri Mendes. 2017. Disponível em: <http://www.macla.com.ar/sites/default/files/tripticoSindri.pdf>. Acesso em 20 ago 2017.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DELEUZE, Gilles. GUATTARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: 34, 2011.
KRAUSS, Rolalind. A Escultura no Campo Ampliado. Trad, Elizabeth Carbone Baez. Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 1984. 2 ed. P.87-93. Disponível em: <https://monoskop.org/images/ b/bc/Krauss_Rosalind_1979_2008_A_escultura_no_campo_ampliado.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.
MARTINS, Marta. Narrativas ficcionais de Tunga. Rio de Janeiro: Apicuri, 2013.
MITCHELL, J. W. Fronteiras/Redes. In: SYKES, Krista. [org.]. O campo ampliado da arquitetura - antologia teórica: 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 173-187.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. VAREJÃO, Adriana. Pérola imperfeita: a história e as histórias na obra de Adriana Varejão. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade