O que falar e ver frente a uma vitrine?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020233

Palavras-chave:

vitrine, linguagem, imagem, moda

Resumo

O texto apresenta uma análise visual de uma vitrine de uma loja da marca United Colors of Benetton com o objetivo de investigar seu papel comunicacional tendo em vista a dimensão estética da moda. A partir da constituição material da vitrine, palavras e imagens são analisadas como elementos que se relacionam ao objeto do vestuário e que aludem à metáfora da linguagem. A abordagem busca discutir a compreensão das representações visuais no campo da moda e se direciona ao debate da ideologia por meio dos estudos semióticos.

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Biografia do Autor

João Dalla Rosa Junior, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Doutor e mestre em Design pela PUC-Rio, é especialista em Design de Moda pela Faculdade SENAI CETIQT e em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Ingressou em 2011 no SENAI CETIQT atuando como docente nos cursos de graduação em Design de Moda e em Tecnologia em Produção de Vestuário e nos cursos de pós-graduação lato sensu em Design de Moda e em Design de Estampas. 

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

ROSA JUNIOR, João Dalla. O que falar e ver frente a uma vitrine?. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 233–247, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020233. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15158. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta