Entre a gruta e o arquivo: ver e escrever a pintura de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611242019028

Palavras-chave:

Clarice Lispector, pintura, escrita, palavra, imagem

Resumo

O artigo cartografa o encontro com as pinturas realizadas pela escritora Clarice Lispector. Convocando diferentes planos de contato – livro, arquivo e pintura, que envolvem os gestos de ler, ver e escrever – se enuncia uma relação entre palavra e imagem que questiona o jogo representacional entre ambas, jogo que obsidia a crítica, a teoria e a história da arte. Desde a experiência de imersão no arquivo do Instituto Moreira Salles, que guarda parte do acervo pictórico e alguns manuscritos da escritora, se subleva uma visada fabular entre arquivo e gruta, tema de uma das pinturas consultadas. São dadas assim as condições para analisar os aspectos materiais, plásticos, visuais dessas pinturas, lançando mão de conceitos que oferecem imagens a essa cartografia. Maurice Blanchot, Georges Didi-Huberman e Gilles Deleuze são os principais interlocutores do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Hack, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS (2016-2020), área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte. Realiza atualmente pesquisa como bolsista PDSE/CAPES na Université de Picardie Jules Verne, França (2018-2019). Mestre pelo PPGAV/UFRGS (2014). Especialista em Arte e Ensino das Artes pela FAP (2010). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela FURB (2007).  Membro dos grupos de pesquisa Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea; LAPPAP – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política; Vida que Vem: Arte, Política e Processos de Subjetivação. Pesquisa as relações entre palavra e imagem na escrita sobre arte, e processos de criação.

Referências

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BORELLI, Olga. Clarice Lispector: Esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, p. 70.

DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2007.

__________. O Esgotado. In: Sobre o Teatro. Trad. Fatima Saadi, Ovídeo de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2010, pp. 78-79.

DIDI-HUBERMAN, G. Falenas. Trad. António Preto et al. Lisboa: KKYM, 2015.

_________________. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

__________. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Círculo do Livro, 1978.

__________. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: Pinturas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental, Transformações contemporâneas do dese-jo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.

VAUDAY, Patrick. La Peinture et l’Image – Y a-t-il une peinture sans image? Paris : Éditions Pleins Feux, 2002. (Tradução livre do original).

Downloads

Publicado

2019-06-06

Como Citar

HACK, Lilian. Entre a gruta e o arquivo: ver e escrever a pintura de Clarice Lispector. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 28–41, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019028. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15140. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática