A Arte Bruta de Jean Dubuffet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019115

Palavras-chave:

arte bruta, arte e loucura, Jean Dubuffet

Resumo

Este estudo tem como intuito uma reflexão em torno dos ideais defendidos pelo artista plástico francês Jean Dubuffet para a concepção da terminologia arte bruta. Durante a década de 1940, o artista demonstrou de forma expressiva seus posicionamentos sobre arte, cultura, política e, no que diz respeito à formação da sociedade e às questões sociais. Tais argumentações possibilitam a compreensão de certos conceitos e tendências abordadas por Dubuffet em suas interpretações sobre as produções de arte bruta. Não obstante sua aparente contradição e anseios utópicos, Dubuffet valorizou a arte bruta e promoveu o surgimento de novos diálogos e perspectivas nas artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Alves Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) -  linha de pesquisa Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte - integra o grupo de pesquisa Crítica e experiência estética Gerd Bornheim. É Licenciada em Artes Visuais, com a pesquisa intitulada Considerações sobre a expressão na Arte Bruta. Atualamente, defendeu a dissertação intitulada  Os ideais de Jean Dubuffet para a concepção do termo Arte Bruta.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BERST, COLLECTION Art’ Brut Lausanne. Disponível em: <http://www.artbrut.ch>. Acesso em: 13 jun. 2018.

CUSSET, François. Filosofia francesa: a influência de Foucault, Derrida, Deleuze & cia. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2008.

DELEUZE, Gilles. Qu’ est-ce que l’ acte de création?. Paris: Éditions de Minuit, 2003.

DUBUFFET, Jean. L’Art Brut préféré aux arts culturels. Paris: Galerie René Drouin, 1949.

__________. Cultura Asfixiante. Tradução de Serafim Ferreira. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1968.

______. Biografía a paso de carga. Madrid: Editorial Síntesis, 2004.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2002, 8ª ed.

FONDATION Jean Dubuffet. Disponível em: <http://www.dubuffetfondation.com>. Acesso em: 13 jun. 2018.

PEDROSA, Mário. Forma e Percepção Estética II: Textos Escolhidos II / Mário Pe-drosa; Otília Arantes (org.). – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1996.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

COSTA, Thays Alves. A Arte Bruta de Jean Dubuffet. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 115–130, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019115. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13369. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta