A Arte Bruta de Jean Dubuffet
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019115Palavras-chave:
arte bruta, arte e loucura, Jean DubuffetResumo
Este estudo tem como intuito uma reflexão em torno dos ideais defendidos pelo artista plástico francês Jean Dubuffet para a concepção da terminologia arte bruta. Durante a década de 1940, o artista demonstrou de forma expressiva seus posicionamentos sobre arte, cultura, política e, no que diz respeito à formação da sociedade e às questões sociais. Tais argumentações possibilitam a compreensão de certos conceitos e tendências abordadas por Dubuffet em suas interpretações sobre as produções de arte bruta. Não obstante sua aparente contradição e anseios utópicos, Dubuffet valorizou a arte bruta e promoveu o surgimento de novos diálogos e perspectivas nas artes.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BERST, COLLECTION Art’ Brut Lausanne. Disponível em: <http://www.artbrut.ch>. Acesso em: 13 jun. 2018.
CUSSET, François. Filosofia francesa: a influência de Foucault, Derrida, Deleuze & cia. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DELEUZE, Gilles. Qu’ est-ce que l’ acte de création?. Paris: Éditions de Minuit, 2003.
DUBUFFET, Jean. L’Art Brut préféré aux arts culturels. Paris: Galerie René Drouin, 1949.
__________. Cultura Asfixiante. Tradução de Serafim Ferreira. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1968.
______. Biografía a paso de carga. Madrid: Editorial Síntesis, 2004.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2002, 8ª ed.
FONDATION Jean Dubuffet. Disponível em: <http://www.dubuffetfondation.com>. Acesso em: 13 jun. 2018.
PEDROSA, Mário. Forma e Percepção Estética II: Textos Escolhidos II / Mário Pe-drosa; Otília Arantes (org.). – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade