O MUSEU CURADOR: APARECIMENTO, CONSERVAÇÃO E APAGAMENTO DA OBRA DE ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/21752346102202018167

Palavras-chave:

museu de arte, curadoria, arte imaterial, acervos

Resumo

Nas últimas quatro décadas uma quantidade considerável de instituições museais, díspares em suas finalidades, voltaram-se para constituir narrativas que objetivaram propor sentidos a suas coleções e as formas de exibi-las. A hipótese central deste texto centra-se no museu curador como uma instituição capaz de produzir uma história da arte particular, nem sempre articulada com os cânones da disciplina e mais atenta às táticas e aos dispositivos de uma “cultura da curadoria”. Para tanto, buscaremos debater, um conjunto ações-em-obra que expressaram pela cultura curatorial, a existência de uma produção artística deliberadamente criada, transformada e extinta para e dentro de instituições museológicas.

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Biografia do Autor

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, University of Brasília

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (2009). Professor Associado do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

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Publicado

2018-10-25

Como Citar

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O MUSEU CURADOR: APARECIMENTO, CONSERVAÇÃO E APAGAMENTO DA OBRA DE ARTE. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 22, p. 167–180, 2018. DOI: 10.5965/21752346102202018167. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13355. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta