Do papel das relações entre palavra e imagem nas questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609192017121Resumo
Nestes últimos anos de criação visual e produção teórica1 centrada nas relações entre a palavra e a imagem, tenho me deparado com problematizações que interligam este tema a outras esferas que até então me pareciam fora de alcance de sua espinha dorsal. O interesse explícito em meu projeto de pesquisa de Doutorado era localizar os pontos de fusão, a partir da análise dos pontos de distanciamento entre as artes visuais e a literatura. Desde o começo da pesquisa, no entanto, tenho percebido a necessidade de retornar, irremediavelmente, para a homologia estrutural, e analisar o que disseram os adeptos da não separação entre as artes, mas, mais fortemente, debruçar-me sobre aqueles que insistiram na sua diferenciação.
Downloads
Referências
LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.
MITCHELL, W. J. T. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade