A poética dos desvios na montagem visual de Ícaro Lira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609192017087

Resumo

Em entrevista realizada em setembro de 2017, o artista visual Ícaro Lira desenvolve reflexões acerca dos aspectos metodógicos da sua produção e pesquisa, as implicações políticas da montagem de materiais de arquivo e da abordagem da história através de vestígios e rastros dos acontecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Kuhnert, Rio de Janeiro State University

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com habilitação em Jornalismo. Realizou programa de intercâmbio acadêmico na Berlin University of the Arts (UdK) em 2013. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e desenvolve pesquisa sobre a apropriação de documentos de arquivos na arte contemporânea.

Referências

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. 8ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 9ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LEANDRO, A. Desvios de imagens, ontem e hoje: de Debord a Coutinho. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - E-compós. Brasília, 2012

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

KUHNERT, Eduarda. A poética dos desvios na montagem visual de Ícaro Lira. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 19, p. 87–96, 2017. DOI: 10.5965/2175234609192017087. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10491. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas